SABEDORIA OU CONHECIMENTO?

Vivemos em um mundo onde se valoriza muito o conhecimentos e o acúmulo de informações. Isso é bom se comparado há um tempo longínquo onde essas coisas eram raras e para poucos. No entanto, ao busca-las acriticamente nossa geração vem cada vez mais se esquecendo de buscar algo ainda mais preciso e eficiente que meros conhecimentos e acúmulo de informações, a sabedoria. Vejam, por exemplo, às instituições de ensino que do infantil às universidades visam em grande parte delas formar "apenas" profissionais para o mercado de trabalho tendo como meta última e única conquistas de bens materiais. Aliás, com aprovação de grande parte dos pais que desejam ter filhos de sucesso. Pouco ou nada se fala a respeito de ética, justiça, princípios, limites, vocações, etc, nesses ambientes. Só que diferentemente do conhecimento a sabedoria não é algo que simplesmente se acumula e pronto. Não! A sabedoria se vive. Se faz perceptível. "Ela fala, cala, critica ou elogia no momento certo" sem necessariamente que a pessoa tenha conhecimentos acadêmicos, por exemplo. Uma pessoa sábia geralmente não entra em discussões tolas que notoriamente não levam a lugar nenhum. Enfim, precisamos mais de homens e mulheres que tenham "menos" conhecimentos e mais sabedoria, pois como bem disse o poeta T.S. Eliot, “onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/01/2021
Código do texto: T7159458
Classificação de conteúdo: seguro