Mulheres de Fé

Sob a luz do poste da Rodoviária na cidadezinha onde nasceu no Sertão do Ceará, sozinha minha mãe fazia sua oração evangélica pra no banco áspero e frio pernoitar. Lamentava ter perdido o último pau de arara q a levaria até o vilarejo onde morava sua mãe q há dez anos não encontrava. Naquela mesma madrugada buscando as benção dos orixás, na esquina contígua ao terminal,minha mãe percebeu uma mulher preparando sob trêmulas luzes de velas brancas e vermelhas seu culto aos orixás: milho e mel; galinha, farofa e uma garrafa de Cidra Cereser. Um banquete talvez à Iemanjá. Bem, deixa antes de continuar essa história, contar um pouco dela: Dona Fátima, minha mãe e espectadora dessa cena. Das muitas qualidades dessa mulher maravilhosa a q mais me encanta é sua magnífica facilidade de se comunicar e isso com qualquer pessoa que vc posso imaginar. Mesmo tendo nascido em ambiente racista, preconceituoso e homofóbico, me surpreende que nada desses espinhos e pedras que tornam a alma humana árida e infrutífera perpetraram sua sertaneja e graciosa alma de mulher. A forma como acolhe em prosa fluida prostitutas, bandidos, mendigos, idosas viúvas solitárias ou vizinhos que sofriam por sua opção sexual ou por cultuarem Deuses afros, mostrava-me na prática a abrangência do amor q no seu coração irradiava como luz divina. Apesar de ter apenas o grau primário, sempre foi uma leitora da vida, pra ela, cada pessoa é um livro a ser aberto com suas histórias, escolhas e individualidades, cabendo a nós como leitores dos mistérios do mundo apenas calados apreciar. E ali naquela noite viveu uma experiência q pra mim depois se revelou como exemplo q jamais devemos agir com preconceito diante do desconhecido e q muitas vezes Deus a nós se revela das mais inusitadas formas. Digo isso porque, quando viu que a senhora terminara sua diligente oração, retornava fazendo da rodoviária seu destino, como se soubesse que por lá encontraria passageiros carentes de acolhimento e quando se aproximou além dum sorriso receptivo como todo bondoso anfitrião já foi convidando minha mãe para sair do sereno e na sua casa pousar. Em minutos lá estava dona Fátima cercada de Deuses “ pagãos “ acolhida, alimentada e confortavelmente deitada numa rede. Pois bem, dessa história, pra mim ficam algumas Lições: Primeiro, Deus não busca de nós apenas culto, mas Corações abertas pra Boas ações. Outra é q quando mamãe se for(espero q nunca) não tenho dúvidas, essa mulher me legou a maior riqueza que uma mãe pode deixar de herança aos filhos: humanidade, respeito pelo próximo e Gratidão, essa última virtude faz parte de uma dívida que ainda quero pagar reencontrando essa senhora de fé e pessoalmente agradecer por ter acolhido Dona Fátima naquela solitária noite do Sertão.

Jazi Nask
Enviado por Jazi Nask em 08/01/2021
Código do texto: T7155154
Classificação de conteúdo: seguro