QUEM É VOCÊ?

Quem de fato é você? Se você for uma pessoa de pele escura certos grupos afros e as outras pessoas no geral provavelmente vão definir você como sendo uma pessoa negra. Se for uma pessoa abastada financeiramente vão te chamar de rica. Se for uma pessoa homossexual ou lésbica, vão te chamar de gay ou sapatão. Se for uma pessoa seguidora de Cristo vão te chamar de cristã ou evangélica. Se for uma pessoa indígena será chamado de índio ou índia. E assim por diante. Sócrates dizia: "Conheça te a ti mesmo e conhecerás o universo." Mas o filósofo grego, talvez ingenuamente não pode perceber que isso é impossível para os seres humanos. As complexidades sociais, espirituais, relacionais, familiares, emocionais, políticas, etc, e nossas crises existenciais, não permitem nos auto definir. Esse mergulho no próprio EU a fim de se auto conhecer é como mergulhar a 20 ou 30 metros no fundo do mar e pouco ou nada enxergar. É por isso, e para finalizar que todas essas e outras definições biblicamente falando (e você não precisa concordar com essa cosmovisão) não podem e não tem o poder de definir totalmente quem somos. E por quê? Porque todas elas partem de definições humanas e tudo que é humano tende necessariamente a ser falho, tendencioso e incompleto. Só um ser que esteja para além do tempo e espaço é capaz de definir quem é o ser humano. Este ser, a meu ver, é Deus!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 07/01/2021
Reeditado em 07/01/2021
Código do texto: T7154458
Classificação de conteúdo: seguro