DR. LINS DE VASCONCELOS, * UMA VIDA DEDICADA AO BEM... 15h34min.

Via de regra, os grandes benfeitores da humanidade, não nascem em “berço de ouro”, mas na maioria das vezes tem uma infância de muita carência, como no caso dele, de família paupérrima, fez com que desde cedo, trabalhasse para ajudar na casa...

Em razão disto não teve uma sequencia natural em seus estudos, exercendo os trabalhos mais simples para sua subsistência e ajudar a família; foi tropeiro viajante, de sua terra natal Teixeira, alto sertão da Paraíba do Norte “as vezes chegava até as terras em Recife, Pernambuco” * ...

Se fixando um pouco nesta cidade, exerceu a humilde função de caixeiro de casa comercial. Com suas constantes lidas sobrava pouco tempo para sua formação escolar. Entretanto, algo lhe “dizia” que ali não seu lugar, como se o destino lhe “empurrasse” para um lugar bem distante, na região sul do país, exatamente na capital dos paranaenses Curitiba, fato que acabou acontecendo, quando aqui chegou concidentemente era hora de prestar serviço militar, deveria ser o longínquo ano de 1909, foi quando resolveu fazer carreira militar, disciplinado, persistente e dedicado, de soldado a cabo e não muito tempo depois já galgava a patente de terceiro sargento...

Esta estabilidade financeira, não se acomodou, aproveitou o tempo disponível para refazer seus estudos, e, finalmente em 1918. “Iniciou então os seus estudos superiores, matriculando-se na Escola Superior de Agronomia de Curitiba, onde fez brilhantemente o curso de Engenheiro Agrônomo”...

Foi quando abandonou a segurança da carreira militar, para trabalhar na iniciativa privada, não exercendo exatamente a sua formação universitária, mas de Escrevente Juramentado, num cartório, cujo proprietário era um seu dileto amigo, além do mais comungavam os mesmos ideias de espiritualidade, pois desde 1912, se tornava espirita convicto e atuante; na Federação Espirita do Paraná, exerceu com denodo várias funções inclusive de presidente da mesma...

Tudo levava a crer que as coisas estariam se acomodando em sua vida, inesperadamente tudo muda e para pior, o seu dileto amigo “perde” por ação politica do então Governador do Estado do Paraná, a concessão do cartório, pois junto com este amigo escreveram na imprensa da época artigos não concordando com a doação do governo de um terreno ao Bispado de Curitiba...

Fica sem emprego, porém, a um adagio popular que afirma: “Deus escreve certo por linhas tortas”, um amigo que o conhecia, e o admirava pela sua honestidade e persistência em tudo que fazia, sabendo de sua situação, o convida para trabalhar com ele, numa das maiores exportadoras de madeira, na época, na cidade do Rio de Janeiro, confirmando: quando uma porta se fecha outra se abre...

Em definitivo se muda para o Rio de Janeiro em 1930, os seus ganhos e negócios prosperaram, este amigo lhe dá parte da sociedade, não tem filhos, e, com seu falecimento, passa a ser responsável por tudo...

Dai para frente, passa a ganhar muito além do jamais pensara, porém, os talentos recebidos, não foram motivos de sua “queda”, muito pelo contrário, ajudou incontáveis Instituições, espalhadas por este imenso Brasil, que até hoje são gratas a ele, além disto prestou um trabalho inestimável, a nível nacional e internacional de Unificação da Doutrina Espirita...

Entretanto, não esquecia dos anos que passou nas terras paranaenses, em 1938, vendo que a Federação Espirita do Paraná, estava com dificuldade para dar andamento as obras do futuro Hospital Bom Retiro, dá vultosos valores para que a obra seja concluída e inaugurada, concomitantemente dá recursos, para o que seria mais tarde o Instituto Lins de Vasconcelos, cujo o terreno rica defronte ao Hospital...

O tempo é “implacável” para todos, e chegara a hora deste Missionário do Bem, voltar a pátria de origem, quando avisa a dedicada esposa, que o seu “fim” estava próximo, mas, rogava a ela, que seu último desejo que fosse sepultado no bosque do hospital que, praticamente construíra, morava então em São Paulo, a prefeitura deu permissão, e isto foi feito em 21 de março de 1952, faltavam seis para completar 61 anos...

Na vida nem tudo são “rosas”, pois também há “espinhos”, hoje quem passa lá, vê para “espanto”! O antigo Hospital “demolido”, apesar que isto não poderia ser feito, pois era considerado um Patrimônio Histórico. Isto foi realizado as pressas, numa quarta feita, na quinta feira um porta voz da Prefeitura chegou com uma comunicação, que o Hospital não poderia ser vendido, pois era considerado um Patrimônio Histórico de Curitiba, imagine a ser demolido a toque de caixa...

As ruinas entristecem, o comprador um hipermercado desistiu do negócio, e segundo afirmações pela justiça requereu os valores de volta...

Quantos aos restos mortais do Dr. Artur Lins de Vasconcelos Lopes? Foram transferidos para um outro terreno da FEP, situado no munícipio de Campo Macro.

Quanto ao Colégio Lins de Vasconcelos? Este foi arrendado, pois os pais “espiritas”, não honravam os pagamentos, o que ocasionou uma crise nas finanças, que pareciam uma agonia sem...

Pedimos desculpas aos nossos prezados leitores (as) por termos ultrapassados e uma folha...

Finalmente a nós tudo isto entristece, visto que tudo isto na época foi outorgado graciosamente, mas os que detém de mando, e se intitulam de “espíritas”, não souberam vencer as dificuldades... 16h53min.

Curitiba, 06 de janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados do livro de Zéus Wantuail Grandes Espiritas do Brasil edição de 1969

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

mesnagesespiritas.site walmoir.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/01/2021
Código do texto: T7153615
Classificação de conteúdo: seguro