QUAL O PROPÓSITO DA VIDA?

O que te faz ter senso de existência? O que te motiva a levantar todas as manhãs e dizer: "Mais um dia, obrigado sei lá o que." Ou você acha que a vida é uma sucessão de acontecimentos sem sentidos (nascer, crescer, trabalhar, ganhar dinheiro, consumir, se alimentar, se vestir e morrer) nexo e finalidade alguma? Bem, a existência humana é cheia de narrativas e meta narrativas. De religiosos, filósofos, psicólogos, ideológicos, céticos, cientistas, pessoas comuns, pessimistas a nilistas, todos tentam definir qual o significado de existir. Para um niilista, por exemplo, nada faz sentido. A vida não tem propósito algum e estamos fadados ao nada e ao acaso. Um ideólogo comunista poderia dizer que a vida terá propósito só quando finalmente as classes sociais forem acabadas e os meios de produção estiverem nas mãos dos trabalhadores. Já o seu inverso, ou seja, um capitalista liberal econômico vê na produção de riquezas e um Estado mínino o grande propósito da vida. A psicologia freudiana diria por sua vez que é a repreensão dos desejos e impulsos humanos pelos moralistas que impede a felicidade e o propósito existencial. Sartre por sua vez, poderia dizer que seria a nossa incapacidade de reconhecer que somos totalmente livres. A ciência moderna cartesiana dirá que o propósito de existir está no aqui e no agora e em tudo que ela empiricamente e comprovadamente afirmar. O senso comum ocidental atual, isto é, as pessoas quase que no geral, diriam que dinheiro, sexo, poder e com as redes sociais do ganhar likes, seguidores e tudo mais, são o que elevam nosso senso de finalidades e propósitos. A religião de tradição judaico-cristã por sua vez diz que o propósito primeiro e último de todo ser humano está em um relacionamento com Deus o criador, quer dizer, fora do que é humano, mas que por causa do pecado original foi manchado, porém também foi restaurado e perdoado a todos aqueles que desejam se achegar a cruz do calvário, ou seja, em Cristo. Enfim, todas essas são algumas (óbvio que há muitas outras) narrativas e meta-narrativas que criam protagonistas e antagonistas para seus fins e que temos inevitavelmente que escolher. Portanto, escolha qual a que melhor atende (ou não) um propósito para você!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 06/01/2021
Reeditado em 06/01/2021
Código do texto: T7153322
Classificação de conteúdo: seguro