POR QUE VOCÊ TRABALHA?

É comum ouvir pessoas dizendo que o trabalho é uma maldição e que se pudessem ganhar na mega sena viveriam felizes para sempre desfrutando de tudo que o dinheiro pode dar sem se preocupar em ter que trabalhar. Outros, até gostam do que fazem, mas o fazem no automático esperando apenas o dia do pagamento chegar para o salário às contas pagar, ou seja, são os famosos funcionários "5°dia útil," rs. Mas será que o nosso trabalho só tem como objetivo último e principal receber no final do mês o "pagode," pagar às contas e se sobrar alguma "merreca" viajar com a família no ano novo e natal? Será que é só isso e mais nada o propósito final? Acredito que não. Um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas se sentem frustadas no trabalho não é somente o baixo salário. Certamente é um dos motivos e quem derá se às empresas pudessem distribuir justo e minimamente o lucro com seus trabalhadores (nem de longe estou falando de comunismo). No entanto, é no propósito e finalidade que muitos primeiramente deveriam focar. Tem tanta levanta que levanta para trabalhar já frustadas e desanimadas. Isso, talvez seja um dos motivos pelos quais há tantas pessoas ansiosas e deprimidas no ambiente de trabalho. Saber por que e para que, por exemplo, sou um bombeiro, policial, professor, médico, padeiro, engenheiro, motorista de ônibus, fiscal, cantor, diretor, empresário, jornaleiro, etc, faz toda diferença na carreira. Em resumo: Por que faço o que faço? Se a resposta for apenas para se sustentar, agradar e sustentar a família (no que não deixa de ser um propósito e uma verdade), estaremos pelo resto da vida fadados ao cansaço físico, mental e emocional. Seremos como animais que vivem de forma automática e irracional. Por outro lado, se o trabalho tem como objetivo o lucro para desfrutar do bom e do melhor nas férias e finais de semana (no que também não são coisas ruins) ele poderá também nos deixar mesquinhos, altamente competitivos e sem ética, orgulhosos, presunçosos e principalmente cansados. Agora, se entendermos a cosmovisão bíblica (se sinta a vontade para discordar dela) de que o trabalho tem o propósito principal de cooperar com Deus na terra em favor de si e do próximo, ah, toda a nossa visão de levantar cedo, "pegar" trens, ônibus e metrô lotados e ir trabalhar, muda radicalmente o nosso viver e caminhar.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 06/01/2021
Reeditado em 06/01/2021
Código do texto: T7153160
Classificação de conteúdo: seguro