“PROVAS DA RIQUEZA E DA MISÉRIA” * 08h11min.

As questões sociais, são de difícil solução, muitos “ismos” foram criados ao longo da história da sofrida humanidade, considerando que é limitado o nosso saber, nem sempre temos respostas para tudo.

Quando as dúvidas afloram em nossa alma sempre achamos oportuno consultar este livro, muito embora, este ano completará 164 de sua primeira edição, com suas 1018, perguntas e respostas, que praticamente abrangem todas as dúvidas dos enigmas d´´ alma...

Na pergunta 814m Allan Kardec, - o Codificador da Doutrina - Por que Deus deu a uns as riquezas e o poder, e a outros a miséria? E obteve a seguinte resposta, de uma Entidade Espiritual, presente, através do sensitivo: Para provar, cada um, de maneira diferente. Aliás, sabeis que os próprios Espíritos escolheram essa prova e, frequentemente, nela sucumbem.

815 – Qual das duas provas é a mais terrível para o homem, a da infelicidade ou a da fortuna? – Tanto uma como a outra, o são. A miséria provoca murmúrio (*) contra a Providência e a riqueza leva a todos os excessos.

816 - Se o rico sofre mais tentações não dispõe, também, de maiores meios de fazer o Bem? (*) murmure, no original: queixas ou lamentação. (N.do T.) É geralmente o que sempre não faz. Ele se torna egoísta, orgulhoso e insaciável. Suas necessidades aumentam com sua fortuna, e crê não haver jamais o bastante sós para ele.

Allan Kardec, faz um adendo referente as respostas recebidas. A posição elevada neste mundo e a autoridade sobre os seus semelhantes são provas tão grandes e tão difíceis quanto a miséria, porque quanto mais se é rico e poderoso, mais se tem obrigações a cumprir e maiores são os meios para se fazer o bem e o mal. Deus experimenta o pobre pela resignação, e o rico pelo uso que faz dos seus bens e de seu poder.

A riqueza e o poder fazem nascer as paixões que nos ligam à matéria e nos afastam da perfeição espiritual. Por isso, Jesus disse: “Eu vos digo, em verdade é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que a um rico entrar no reino dos céus”, (260) Adendo nosso: a palavra camelo seria um sinônimo de corda. 09h03min.

• Para quem tiver este livro, - O Livro dos Espíritos – releiam o Capítulo IX VIII – Lei da Igualdade.

Curitiba, 05 de janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mesnagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/01/2021
Código do texto: T7152734
Classificação de conteúdo: seguro