Criando os Filhos

Nossos filhos, de sangue ou de coração, pai é quem cria e mãe também, como não ter amor por nossas crianças?

Criar filhos é uma maratona para cada fase da vida das nossas criancinhas, quando nascem e choram por algum motivo que só vai ficando claro com o tempo é a primeira fase, todas as fases exigem nosso empenho, análise e compreensão.

Quando eles começam a se movimentar, rolar na cama, todo cuidado é pouco, pois eles podem cair e se machucar. Dizem que nessa fase, além dos Pais, tem os anjos segurando os pequeninos, pois eles nos surpreendem as vezes e só o anjo para segurá-los.

Enquanto crescem até engatinhar, já começam a balbuciar e a prestar atenção aos sons e movimentos de nossos lábios, imitam sons e movimentos com os olhinhos sempre atentos.

Logo começam a engatinhar ou se movimentar em ondas, feito vermes arrastando as barriguinhas pelo chão, já pegam tudo que encontram e levam a boca, é o seu jeito de tentar identificar as coisas, nessa fase todo cuidado é pouco, principalmente com tomadas elétricas, fios e outras modernidades.

Quando começam a andar, querem desbravar tudo, abrem armários, gavetas, pegam utensílios a que tem acesso, eles tem uma curiosidade sem limites e vão adquirindo velocidade, dos passinhos desequilibrados a corridinhas desabaladas, tropeçando e caindo, olhando para você com aquela carinha de choro, levantando e indo em frente.

A palavra Não é a que mais ouvem, e já começam a desobedecer os pais, pois querem empreender sozinhos e sua preocupação ou noção de perigo inexistem, tempo de muitos sustos.

Criar filhos é uma tarefa de ensinamento e aprendizado, além do exercício diário da paciência, eles precisam de nós e um dos momentos mais incríveis é o das perguntas, querem saber sobre tudo, talvez seja uma das fases mais importantes da educação dos nossos filhos.

Daí eles crescem e vão para a faculdade, se formam, começam a trabalhar e se casam, é quando começa a fase mais engraçada, quando eles te dão lição de moral e bons costumes, como se suas idéias fossem próprias e eles não tivessem sugado isso de vocês Pais.

Os desentendimentos são risíveis e você nessa hora, não pode perder a calma, tem que ouvir pacientemente eles te explicarem o que você lhes ensinou e eles esqueceram, daí você engole e ao mesmo tempo se sente recompensado por sua dedicação.

Ser Pai e Mãe, é padecer no paraíso, ser avô e avó é uma maravilha das maravilhas, seus filhos deixam seus netos com vocês, avós, para fazer uma viagem os compromisso qualquer, daí seus netos choram e batem o pé para não irem embora de sua casa, sinceramente é engraçado ver a cara dos nossos filhos nessa hora, já ouviu falar de vergonha alheia?

Avô e Avó tem muita paciência e muito amor com seus netos, além de todo tempo do mundo, e daí você chega a uma conclusão, uma verdade imutável, nós seres humanos queremos atenção.

Daí, nossos filhos sempre tem alguma coisa para nos ensinar do muito que aprenderam conosco, querem nos ensinar a não mimar nossos netos, como se isso fosse possível.