FALAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Após mais de meio século de existência, ainda não decidi qual o certo sobre uma questão: os erros dos vizinhos, devemos ou não falar-lhes?

Falando, estamos arriscados a ser tachados de intrometidos, bisbilhoteiros, etc; calando porém, ficamos na contingência de ver os mesmos erros sendo repetidos Ad infimitum, com a sensação de não ter feito nada para tentar mudar aquela situação.

Os erros podem ser os mais variados, desde maltrato à crianças, pesssoas que usam o som a uma altura que perturba, até pessoas que se embriagam e destratam os respectivos cônjuges.

Via de regra, quando a ação não envolve maltrato à crianças, consigo me conter, mas tem um assunto que me tira do sério. Deixa eu fazer um adendo antes de entrar no assunto propriamente dito. Eu sei que este site é frequentado por pessoas de alma sensível, como sói serem os poetas. Caso haja alguém que discorde, me perdoe, mas me tira do sério pessoas que prendem aves em gaiolas, para ouvir-lhes o canto, para minha tristeza, uma boa parte dos meus vizinhos mantêm esse hábito, aí, não consigo calar.

Eu perguntei para um deles:

--Você acredita em Deus?

--Claro que sim.

--Mas você com certeza deve achar que Deus é burro, não é?

--Que papo é esse mané? Tá brisado? Isso lá é pergunta que se faça?

--Então me explica: por que Deus colocaria asas em um animal se fosse pra ele ficar preso dentro de uma gaiolinha?

--"A gente é que é burro".

--Ah, sim, entendi. Me faz um favor, quando um desses passarinhos morrer, você me dá o corpo dele.

--Ué, pra quê?

--Eu quero cavar uma cova, enterrá-lo e por uma placa dizendo: "AQUI JAZ UMA AVE QUE APESAR DE NUNCA TER COMETIDO CRIME NENHUM, CUMPRIU PRISÃO PERPÉTUA".

Esse povo não entende, que se ao invés de prender as aves, simplesmente jogassem comida para eles em seu quintal, depois de algum tempo, se todos fizessem assim, todos os quintais estariam cheios de aves cantando, pois os animais frequentam locais onde tem alimento, e não apresenta sinais de risco. Acontece assim com gatos, cães, galinhas e outros animais, que "ficaram" domésticos, graças a oferta de alimento por parte de humanos.

Quem não gostou desculpe, mas é assim que eu sinto. Fiquem bem.

Aldo Silva
Enviado por Aldo Silva em 04/01/2021
Código do texto: T7151843
Classificação de conteúdo: seguro