O MICROCONTO DO DIA
 
Imagine você ser desafiado a criar um produto diferente diariamente? E esse produto deve conter alguma característica apresentada por alguém? Dadas as devidas proporções com desafios empresariais e publicitários, é o que ocorre no grupo do Facebook “Microconto Fátima Florentino”, que atende pela hastag #microcontofatimaflorentino
 
Essa história iniciou há um bom tempo, em 2017, mas eu inseri-me nela em setembro do ano passado, quando estava em vias de lançar o meu livro de microcontos NIRVANA (Nirvana - Giovani Gelati). Passei a procurar grupos de pessoas que compartilhavam da mesma paixão: os microcontos, o minimalismo, o todo em poucas palavras. Encontrei alguns grupos no Facebook, mas o mais relevante foi esse já citado.
 
Explico melhor quando me refiro a desafios diários: todas as manhãs, os administradores do grupo Fátima Florentino lançam para seus integrantes a “palavra do dia”. A partir dessa palavra, cada um tem que elaborar um microconto de no máximo 300 caracteres. O que dá um pouco mais que a quantidade de caracteres deste parágrafo.
 
Não são apenas palavras: por vezes são letras de músicas que servem para inspirar a criação do microconto, uma imagem, um poema ou um trecho de livro que deve ser o ponto de partida para a novíssima história a ser criada.
 
Pode parecer bobo, despretensioso um desafio como esse. Entretanto, para quem escreve e a quem se propõe a permanecer ativo na escrita, é um exercício diário maravilhoso e que demanda bastante esforço. Porque faz com que dispusemos um certo tempo do nosso dia para escrever sobre algo que só saberemos a cada amanhecer. E é um exercício maravilhoso!
 
Ser desafiado é bom para cada um, dentro da sua área. Isso desacomoda, tira da zona de conforto. Porque ficar na zona de domínio é agradável, pois não temos o desconhecido à nossa frente, contudo, pouco crescemos. Isso ocorre com os animais também. Os moluscos, por exemplo, possuem inicialmente uma concha provisória -chamada de protoconcha. Quando a sua morada temporária já não está mais condizente com o próprio tamanho, eles começam a produzir a própria concha definitiva. Se ficassem acomodados com a concha inicial, não cresceriam como deve ser.

Os desafios que a vida nos propõe são mais ou menos dessa forma: tiram-nos da carapaça inicial que conhecemos e nos protege, e forçam com que criemos uma nova. Esse grupo de produção literária, assim como outros similares fazem essa mesma função.
 
Já tenho alguns amigos que compartilham comigo o gosto pelas letras, que entraram para o grupo em pauta. Por outro lado, nesse grupo encontrei diversas pessoas muito ativas que além de criarem conteúdo novo constantemente, apreciam os microcontos dos demais colegas. E com isso cria-se um ambiente muito receptivo e agradável, seja para os mais experientes ou os novatos.

Por isso que sinto como muito prazeroso publicar um breve texto e tê-lo comentado no grupo, assim como ler o que os outros produzem: é admirável como conseguem exprimir em duas ou três linhas um universo inteiro.
 
Para quem ficou curioso, o grupo está à disposição de quem quiser fazer parte dele (como colaborador ou apenas como leitor), para poder apreciar a centena diária de histórias na própria timeline.
 
Para acessar o grupo e tornar-se um membro:
https://www.facebook.com/groups/1838272309819254