Idade dos metais pré-história

A idade dos metais marcou o poder absoluto nas primeiras sociedades e findando a idade da pedra descrita pelo princípio da fabricação de ferramentas e armas de metal, esse fenômeno acontece de 5000 a.C. há 4000 a.C. até o aparecimento da escrita pelos sumérios, desse modo é considerado o fim da fase pré-histórica. Na época, materiais conforme cobre, bronze e o ferro foram usados para criação dos utensílios, ferramentas e os objetos foram conquistando o espaço dos instrumentos feitos de pedra.

O recurso do uso de metais para fabricação de ferramentas, comportou em uma série de mudanças sociais que impulsionaram no surgimento de uma derivação que hoje chamamos de metalurgia, onde possibilitou o desenvolvimento de habilidades para derreter o metal no fogo e moldá-lo conforme o necessário. O metal primeiramente empregado pelo homem pré-histórico foi o cobre. Anteriormente, passou por uma transformação com o estanho sendo praticável obter o bronze, que possibilitou na elaboração de armas mais eficazes e poderosas. Finalmente o ferro teve sua estreia a partir de 1500 antes de Cristo.

A utilização dos metais refletiu em profundos avanços para o homem da época. As recém-elaboradas e mais eficientes ferramentas comportaram o desenvolvimento da agricultura e pecuária, trazendo-lhes a capacidade de produzir alimentos em abundância além do necessário.

Na mesma proporção, a fabricação de armas e ferramentas para caça, constantemente estavam passando por aprimoramento com o uso dos metais e isso desencadeou em disputas pelos excessivos produtivos, ocorrendo assim as primeiras revoltas entre os indivíduos e por lógica o expansionismo de alguns povos. Então o metal ocasionou que uma parcela significativa dos mais diferentes aspectos da vida, abrangessem alimentação para a humanidade que já havia melhorado a agricultura. O homem, com a domesticação de animais, desenvolveu o arado, um pedaço de galho que transformou o lavradio e marcou esse último período da pré-história.

Por fim, cabe destacar que todos os períodos foram muito importantes, estamos acostumados com tudo isso: atualmente, existem fábricas capazes de produzir os mais variáveis objetos numa rapidez impressionante, e assim começou o futuro da pré-história.