INVENTÁRIO DE ANO VELHO


Fim de ano. Faço uma limpeza geral na casa, removo velhas coisas guardadas, sem uso. Lá no alto do armário, encontrei uma caixa de papelão com tantos objetos que há tempos não via. Ficara esquecida em inventários passados.

Velhas fotografias, antigas cartas dobradas, papéis com nomes e números de telefones, fitas de presentes, folhetos de viagens, flores secas que outrora foram belas, chaveiros, pequenos souvenirs. São lembranças de fatos, eventos, coisas que um dia tiveram relevância e passaram incólumes por outros escrutínios.

Salvo algumas poucas fotografias de minha família e duas ou três cartas, nada mais daquilo importa. Não sou acumuladora, nem refém do passado. Dessas coisas me desfaço, sem hesitação, sem arrependimento.

Ganho espaço no armário e me sinto leve por deixar de carregar coisas antigas, sem valor, que mesmo não sendo pesadas, ocupam lugar, no espaço e na mente.

O Novo Ano que se inicia, vem repleto de promessas de vida, de conhecimento, alegria e esperança. Que o passado fique no passado.

A esses objetos descartados e ao Ano Velho eu digo:

Adeus! Au revoir! Adios! Auf Wiedersehen!





 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 02/01/2021
Reeditado em 23/12/2022
Código do texto: T7150286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.