Tecnologia e Maldade

CREIO que a maioria das pessoas reconhece os benefícios gerados pela tecnologia. Ela facilitou a vida das pessoas, além de ter tornado a comunicação instantânea. Negar os avanços proporcionados por ela é uma rematada bobagem.

Mas como toda revolução da ciência, ela trouxe também um lado negativo. No caso da internet, as redes e outros mecanismos gerou a maldade que são as notícias falsas, as calúnias, as difamações e toda espécie de agressão à honra, à dignidade e à moral das pessoas. Detalhe: mesmo que a pessoa atingida possa provar que foi alvo de mentira, o estrago já está feito.Haverá sempre aqueles que vão acreditar na maldade e calunia assacada conra as vítimas da maldade digital.

Usa-se, infelizmente, a tecnologia para incitar a raiva, o rancor e o ódio, também para desconstruir até profissionalmente pessoas. E politicamente.

Tudo bem, eu sei que é possível se detectar os responsáveis por fakes news e quaisquer tipos de ataque virtual. Mas é algo lento e difícil. Enquanto isso os gabinetes d ódio e os maus movidos pelo recalque, ambição e maldade de berço atacam e mancham a honra dos seus desafetos ou pessoas com quem antipatizam. Falta um mecanismo capaz de detectar de imediato as mensagens falsas, as que são feitas no anonimato e as agressões dos maus. A tecnologia tem seu lado de maldade. Nada como lembrar a frase de Einstein:

"Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/12/2020
Código do texto: T7148482
Classificação de conteúdo: seguro