PRIORIDADE

PRIORIDADE

A palavra prioridade soa mal nos ouvidos dos mais fracos e oprimidos, os estropiados. Tem como significado de uma palavra derivado do latim medieval prioritate. Na qual a qualidade do que está em primeiro lugar, ou do que aparece primeiro; primazia, onde a preferência dada a alguém relativamente ao tempo de realização de seu direito, com preterição do de outros. A qualidade duma coisa que é posta em primeiro lugar, numa série ou ordem. Esses fatos e nuanças acontecem como o Sistema Único de Saúde ( SUS)? Duvidamos! Pessoas atendidas pelo SUS, infelizmente não desfrutam dessa badalada primazia. “O Estado brasileiro não pode pensar o SUS, como um sistema pobre para pobres”. Afirma Odorico Monteiro Secretário Municipal de Saúde e indagamos: porque não? Até agora, o sistema não disse o porquê e para que - foi criado. Pobre merece atenção e dignidade e as filas astronômicas não condizem com que afirma o secretário. “Por isso as três instâncias de governo têm que eleger a saúde como prioridade”. Eleger não é bem a palavra certa, e sim obrigação, enfim pagamos impostos para esse empreendimento. “Não justifica a Emenda 29, que regulamenta o financiamento público da saúde, estar a sete anos no Congresso Nacional, isso mostra que a saúde não é prioridade e sim uma falta de respeito com os 80, 9% de miseráveis que compõem à população brasileira. É de cortar coração, aliás, não podemos cortá-lo e sim doá-lo. “A Prefeitura de Fortaleza vem fazendo a sua parte, ao investir 25% do seu orçamento nos gastos da saúde, quando teria a obrigação constitucional de investir 15%. “O SUS trouxe a universidade e serviço de saúde no Brasil. “O grande desafio agora é cumprir a lei”. Está ruim, pois brasileiro não cumpre leis. Esses 25% tão comentados senhor secretário, deveriam ser empregados na prevenção, no saneamento básico, no tratamento da água de rios, riachos e lagoas que cortam Fortaleza, na qualidade de vida e não no simples dever de tratar quem já está à beira da morte.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 29/10/2007
Código do texto: T714769
Classificação de conteúdo: seguro