DESAFIOS

DESAFIOS

Senhor João Ananias, digníssimo Secretário da Saúde do Ceará, em primeiro lugar queríamos perguntar se existe saúde e se reflete ela na saúde dos cearenses e brasileiros, da classe média e de baixa renda. A palavra desafio tem como sinonímia: provocação, instigação, repta disputa, competição e contenda. No caso específico da repta poderemos ainda afirmar: é aquele que está em oposição a, opor-se a, desafiar e provocar. Creio que o estimado Secretário não imante nenhuma dessas variantes. Afirma o secretário: “ Devemos deixar claro que não ter plano de saúde privado é ficar entregue à sorte. Muitos deles de tanto esperar por uma consulta já faleceram em plena calçada como indigente. Discordamos de seu ponto de vista, sem planos privados estaremos entregue ao descaso e a morte, pois o SUS ( Sistema Único de Saúde) não incentiva médicos e pacientes. Em muitas ocasiões a espera por uma receita médica com determinados especialistas pode demorar meses. O transplante de órgãos depende de doadores. “Sem o SUS, muitos cidadãos não teriam acesso aos transplantes. “Estamos enfrentando desafios, buscando alternativas dentro do próprio SUS para que a população, já sofrida, não fique excluída de uma vida digna”. O filme epigrafado foi visto e assistido por diversas vezes em algum lugar do presente e do passado. “A vida e o SUS são prioridades. Será? “Sobre o descredenciamento dos cardiologistas, existem outras formas de luta”. João Ananias o que acontece nos dias atuais é a inversão cancerosa de valores. Vá ao atendimento pelo SUS na periferia da cidade, enfrente filas quilométricas. Pessoas passam mal, estão expostas ao sol, são mal alimentadas e nunca atingem seus objetivos. Bom Senso é um remédio, mas tapar o sol com a peneira é inadmissível. Dizem que a morte cerebral é o fim de tudo, mas enquanto o coração bate existe vida.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 29/10/2007
Código do texto: T714766
Classificação de conteúdo: seguro