O Poder da Imprensa

Assim como há cientistas das mais diversas áreas, há também da Política. Então, retroagem a Platão ou Maquiavel, trazendo para a atualidade determinadas condutas. Na época do bipartidarismo, quando só havia a ARENA e o PMDB, um determinado cientista político, numa de suas entrevistas, disse: "engana-se quem acha que só temos dois partidos políticos". "Temos três: a Imprensa é também um deles". E ainda acrescentou: "Para onde ela pender é também para onde o povo vai". Hoje, com tantos partidos políticos, da situação ou da oposição, vemos que a maior oposição é mesmo a Imprensa. Só que agora encontrou "um osso duro de roer". Quem já não percebeu que a todo custo querem desestabilizar o governo?

Esquecem até o conceito da proporcionalidade, quando o tema é a covid-19. Ontem mesmo, divulgou os números de um determinado país, considerado de primeiro mundo, cujo número de mortes, em termos proporcionais à sua população, está acima da do Brasil. Mas aqui tudo é culpa do governo. E lá, que além de outro regime político, outro governante e outra civilização?

Uma determinada rede de televisão nem sabe disfarçar seu tendencionismo, trazendo para o debate só opositores ao governo. Outras ao menos trazem de um lado e de outro, para equilibrar o debate.

Mas, se o governo já vai completando seus dois anos de gestão, significa que até agora só deram "murros em ponta de faca". Seus prognósticos falharam e a população já viu que esse "terceiro poder" está perdendo forças para as redes sociais. E já dizem que o governante atual é como fermento: "Quanto mais batem, mais ele cresce".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 30/12/2020
Reeditado em 30/12/2020
Código do texto: T7147590
Classificação de conteúdo: seguro