O QUE A VIDA NOS RESERVA

Olhei para aquela criatura ali diante de mim, seu olhar era vazio, me fez imaginar o quanto precisava de ajuda, mas eu nada podia fazer, me sentia totalmente impotente para qualquer ato que pudesse beneficiá-la. Seu destino era aquele mesmo, assim o quiz, pois teve todas as oportunidades que a vida podia lhe proporcionar, mas mesmo assim eu me sentia como um resto de gente, queria fazer algo que pudesse pelo menos aliviar a minha alma, no entanto era impossível e eu tinha que me resignar, afinal existem tantas outras coisas bem piores na Terra que nos deixa estarrecidos.

Eram passados exatamente vinte e quatro anos que aquele homem estava ali prostrado em cima de uma cama devidamente preparada em um quarto bastante ventilado e com uma pessoa para lhe prestar os serviços de asseio e alimentação. Não reconhecia ninguém e não balbuciava qualquer palavra, apenas olhava para o nada, sua vida se resumia a isso, tão somente isso. Tanto tempo se passou e talvez até tenha esquecido quem os auxiliava nesse momento tão cruciante. Não tinha vínculo algum com ele, apenas o conhecia por ser um familiar de uma pessoa do meu relacionamento, pessoa rodeada de familiares católicos e que sempre cultuavam Deus ali diante dele. Sempre que possível eu me fazia presente nesses momentos quando todos se reuniam e ali pediam ao Senhor que o agraciasse de acordo com a Sua vontade.

Eu tinha pouco mais de vinte anos quando conheci seu Chico, pessoa de uma personalidade muito forte e que praticamente detinha todo o poder sobre a família, que se resumia na esposa e quatro filhos, um rapaz e três moças. Com o tempo os filhos foram casando e como a casa era grande ali iam ficando, porém todos sob o seu domínio total. Era dado a farras e mulherengo, mas ai de quem se intrometesse na sua vida, nem a esposa tinha esse direito. Inúmeras vezes chegou a espancar a mulher quando chegava bêbado, o que deixava filhos e genros insatisfeitos ocasionando algumas discussões, no que geralmente ele levava vantagem.

Olhando aquele homem, outrora um grande dominador da família, me dar uma pena de como chegou a essa situação, tornou-se totalmente dependente de quem tanto dominou, mas que souberam dedicar-lhe o respeito como patriarca e o amor como criatura humana. A vida nos reserva coisas que são frutos dos nossos próprios atos, depende exclusivamente de nós o nosso futuro.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 29/12/2020
Código do texto: T7146712
Classificação de conteúdo: seguro