A Polêmica do Coronavírus

Todo e qualquer cidadão, por mais humilde que seja, sabe que o coronavírus é um problema mundial e não apenas de um determinado país. Não à toa que com pouco tempo do seu surgimento foi classificado de pandemia. Assim, atingiu países ricos e países pobres, menos ou mais civilizados, independentemente da forma de governo ou de seu governante. Entretanto, à medida que o problema se agrava, põe-se a culpa neste ou naquele governo, quer seja estadual ou federal, no caso do Brasil.

Então, o que dizer de países altamente civilizados ou de alto poder econômico, com índices tão elevados de contaminação e de óbitos. Críticas de todos os tipos existem aqui e alhures. Se tomam medidas restritivas, lá vem pauleira. Se afrouxam, mais pauleira. Em nosso pequeno estado de Alagoas, o mapa vinha favorável, mostrando decréscimo. Agora, volta a subir. Mas, quando o governo adota certas medidas para evitar aglomerações, lá se vem a chiadeira, os protestos, com todos os tipos de reivindicações para "abrir as porteiras". E a gente fica sabendo que depois de certas aglomerações, com festas entre celebridades, o contágio ficou patente. Aí vêm chorar o leite derramado, com o aumento de internações e casos de óbitos. E a culpa é sempre do outro. Ninguém diz "por minha culpa, minha própria culpa".

Ser contaminado casualmente é uma coisa, mas por descuido ou desrespeito às normas aí o negócio é mais embaixo.

Então, fica o provérbio que já citava minha avó: "seguro morreu de velho, desconfiado está vivo e cuidado anda no mundo".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 26/12/2020
Reeditado em 26/12/2020
Código do texto: T7144326
Classificação de conteúdo: seguro