Minha terra, nossas gentes

Minha terra, nossas gentes.( uma lembrança feliz da minha terra hoje, um dia de união e família)

.

Aquela era uma terra muito especial: Moçâmedes/Namibe , ao sul de Angola a minha, a nossa terra.

Por tudo que lá vivemos, e pelo que não esquecemos, surge por vezes uma vontade incontrolável de lembrá-la e falar dela.

Se hoje, neste mundo moderno tão competitivo e por isso mesmo conturbado, existe apelo enorme a um determinado comportamento social e exigência profissional de certa maneira a provocar isolamentos, aquelas eram épocas de outros valores , de tempos de maior despreocupação e portanto de uma intensa e natural união social tão quanto a familiar .

Havia um cem número de propostas animadíssimas e eventos populares para as nossas gentes e não existia quem não aderisse.

Para além dos espetáculos culturais para os quais as senhoras da terra se esmeravam nas programações , tais como montagem de simples peças de teatro a sofisticados espetáculos de ballet das nossas meninas nos palcos da casa de espetáculos do Cine Moçâmedes tanto quanto no nosso Colégio de freiras Doroteias, assistíamos também a espetáculos mais populares como por exemplo a animadíssimos concursos de misses. E como eram belíssimas as meninas da nossa terra! Levaram o nome da nossa cidade mundo afora. Sim, sem dúvida que sim pois até ao Japão foi a nossa Paula Turra, miss Jovem Internacional e até às Filipinas a nossa última Miss Portugal Any Freitas.

Nossa cidade, Moçâmedes, teve mais de uma Miss Angola e várias damas de Honra a brilhar em palcos das capitais Luanda e Lisboa, e também Misses Portugal até hoje faladas por belezas tão exóticas com sinais inconfundíveis e de incomparáveis traços da morena beleza africana.

Desde meus tempos de adolescente acompanhei concursos de misses e o primeiro que me lembro foi do ano de 1967 . Tinha eu 15 anos. Eram lindas, as concorrentes, e à final chegaram a Lilá, Heloísa do Rosário Carvalho da Fonseca, infelizmente não mais entre nós, Maria Júlia Oliveira da Cunha e a bela Lígia Cartier a vencedora daquele ano. Lígia era uma mulher linda e uma simpaticíssima concorrente nascida na cidade vizinha de Porto Alexandre/Distrito de Moçâmedes.

Anos depois, em 1971 tivemos a nossa Miss Portugal Celmira Bauleth, e damas de Honra a brilhar , para além de Luanda, até aos palcos da capital ,Lisboa .

Um ano mais tarde em 1972 outro grupo de meninas moçamedenses num concurso local,memorável ,de “Miss Mar” na cidade do qual Paula Chalupa , uma encantadora menina de uma das famílias mais queridas da cidade , foi a vencedora.

Ainda em 1972 outra Miss Angola da minha terra e suas Damas de Honra foram as vencedoras de Miss Portugal, mais uma vez.: Lourdes Pinto e suas damas de Honra Paula Turra e Lídia.

E , um último concurso ...Mais uma Moçamedense a levar longe o nome da nossa cidade e já bem perto da independência no ano de 1974 a nossa última Miss Angola , a belíssima Any Freitas e que também foi Miss Portugal .Quantas belas misses honraram o nome da nossa querida cidade !...

E uma curta história, de certa maneira triste:

-A Any Freitas já foi eleita no meio daquelas confusões todas após o 25 de Abril, revolução dos Cravos, com os ânimos já muito exaltados e desgovernados perto ,portanto, da independência de Angola. Na verdade, este tipo de acontecimento já estava fora do rumo normal da sociedade ; outras coisas tinham muito mais interesse especialmente aqueles conceitos revolucionários e machistas contra concursos de beleza . Pelo que se sabe a Any foi eleita numa festa a portas fechadas com pouquíssima gente a assistir . Tiveram que telefonar para Portugal, de dentro da Câmara Municipal de Moçâmedes para se saber quem tinha vencido o Miss Portugal .Me parece que nem saiu na Imprensa. Any Freitas foi ainda 1ª Dama de Honor de Miss Europa e esteve também presente no Miss Universo em Manila nas Filipinas.

O concurso em que a Any Freitas foi eleita por sinal foi o último da época, voltando a acontecer o "Miss Portugal" já nos anos 80 com a Ana Wilson como Miss.

Lana

Lady Lana
Enviado por Lady Lana em 24/12/2020
Reeditado em 24/12/2020
Código do texto: T7143079
Classificação de conteúdo: seguro