O PRESÉPIO

O presépio é uma tradição em minha família, pelo que sei desde minha tataravó. As canções natalinas clássicas também fazem o nosso natal mais feliz.

Quando criança, eu ficava o ano inteiro esperando pelo natal, mas nem tanto pelo presente.

Minha avó, mãe de minha mãe fazia os mais belos presépios da região. Vinha gente de outras cidades vizinhas para vê-lo. Os brinquedos eram guardados em caixas de chapéu e nenhum filho brincava com eles. Eram para ser apreciados. Nos dias que antecediam o natal era uma festa. Cada peça era cuidadosamente retirada das caixas e colocadas no lugar. E o arroz plantado no dia de Santa Luzia era colocado bem próximo a manjedoura. As bonecas naquele tempo eram de celuloide. As casinhas eram artesanais, assim como as tintas. A gruta ficava linda quando adornada com luzes. E depois de tudo pronto era só ficar admirando tanta beleza.

Eu, minha mãe e irmã continuamos a tradição e esse ano ficamos muito felizes com o resultado. Quando acendi as luzes, que esse ano troquei os tradicionais pisca-pisca pelo fio fada, vi os olhinhos felizes dos meus pais. Modéstia a parte, ficou belo. Ficam sentadinhos durante horas apreciando a beleza do presépio e ouvindo músicas natalinas. Nesse momento em que escrevo eles sorriem felizes aqui na sala apreciando o natal. É isso aí, natal é família.

Obrigada a vocês que estiveram aqui e me leram, desejo a vocês um natal de muita paz e luz.

Kelle Marinho
Enviado por Kelle Marinho em 24/12/2020
Reeditado em 24/12/2020
Código do texto: T7143024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.