Vamos para Pasárgada, lá é outra civilização

Que o ser humano é complexo já havia sido descoberto há muito tempo, há gerações anteriores. Não é necessário se dá ao trabalho de fazer um estudo minucioso para chegar a essa conclusão, basta uma rápida olhada para alguns eventos ou fatos que deixaram suas marcas na história da humanidade para chegarmos a essa conclusão. Fatos como a escravidão, o genocídio dos índios, o racismo, a violência de todo tipo e o holocausto provocado pelos nazistas colocam em dúvida o que é o ser humano. Mas, acredito que a Pandemia causada pelo Covid-19 tem revelado um ser humano ainda mais complexo e incompreensivo, sobretudo o brasileiro. Já vivemos outras pandemias e, provavelmente, nem todos aceitaram de bom grado as medidas de prevenção, mas saímos vitoriosos, mesmo com alguns milhares de mortes. Inclusive, já vivemos uma revolta da vacina lá no início do século XX. Todavia, nada se compara com o que está acontecendo neste ano de 2020 no que se refere ao Covid-19. Muitos não acreditam no perigo que o vírus representa, outros tantos ainda defendem que esse vírus foi disseminado de propósito pela comunista China. Outras pessoas, dentre elas formadoras de opinião pública, desacreditam as medidas de prevenção, como o isolamento social e o uso de máscara. Para completar esse pacote de ignorância, além desses, outros indivíduos também desacreditam as vacinas e defendem o não uso delas, alegando que, com base apenas no achismo, essas vacinas contêm microchips ou podem provocar maiores consequências, chegando até, acredite, a transformar o indivíduo em um jacaré. Até que poderíamos entender essas questões falaciosas levantadas por extremistas de determinadas ideologias, caso vivêssemos um período de difícil acesso à informação. Mas, longe disso, estamos inseridos no século da informação que é produzida e veiculada pelo mundo todo de forma instantânea. É chocante sabermos que quase 200 mil brasileiros perderam a batalha para o covid-19 e, por outro lado, milhares de pessoas vão à praia, shoppings e eventos regulamente, inclusive sem cumprir qualquer medida de proteção. É tanta irresponsabilidade dos indivíduos que o poder público precisa restringir o acesso a alguns locais, como se o cuidado com a própria saúde já não fosse o suficiente para impedir as aglomerações. O desenvolvimento da ciência e das tecnologias tornaram o conhecimento mais possível e a comunicação mais ágil. Por incrível que parece, isso só fez aumentar o grau de complexidade do ser humano a tal ponto que temos a sensação de que a cada dia aprendemos menos, entendemos menos. Só nos resta uma solução que foi sugerida outrora por Manuel Bandeira , irmos embora para Pasárgada, lá é outra civilização.

Manoel R
Enviado por Manoel R em 23/12/2020
Código do texto: T7142525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.