Estatuto das aulas remotas

Na intenção de se evitar o contágio, as aglomerações e a disseminação da doença, decreta-se a suspensão das aulas presenciais e o fechamento das escolas por período indeterminado. Ainda assim, o ensino deve continuar a qualquer custo. Dessa forma que se instituem as aulas remotas: as casas dos estudantes tornam-se uma extensão da sala de aula e a mesa de jantar de cada professor passa a ser a sua repartição pessoal para a correção de atividades e o preenchimento dos relatórios. Foi pensando nisso tudo que estabelecemos o mais novo Estatuto das aulas remotas com os seus nove artigos:

Art. I – Os primeiros minutos da manhã são exclusivos do professor. Momento de jogar uma água na cara, preparar as goladas de café e apreciar o seu tempo de procrastinação. Logo, não contate a escola ou os alunos antes das nove.

Art. II – Jamais ouse enviar atividades aos estudantes fora do horário de aula. Depois não vá reclamar das cobranças por dúvidas às três da madrugada. Não seja antiquado.

Art. III – Se a coordenação decidir enviar mensagem não visualize ou responda de primeira. Faça-se de difícil. Caso contrário, pode achar que está sempre à disposição.

Art. IV – Não envie atividades das quais não conseguirá corrigir.

Art. V – Não contrarie os pais, nem mesmo por via remota. Nunca se sabe do que são capazes. Você não vai querer uma visita do supervisor em sua casa.

Art. VI – Em meio às chamadas de vídeo esteja devidamente apresentável do quadril para cima. Se quiser xingar alguém, não esqueça de desligar o microfone. O mesmo vale para caso sinta necessidade de soltar gases.

Art. VII – Nas reuniões com os colegas e a coordenação, caso não entenda alguma questão, evite perguntar. Lembre-se que você já tem muito o que fazer. Portanto, deixe a coisa seguir como se tivesse entendido tudo.

Art. VIII – Por mais que tudo esteja sendo uma droga, coloque um sorriso no rosto e finja que está tudo bem. Você não vai querer uma visita do... releia o artigo V.

Art. IX – Por fim, torça para que as aulas presenciais retornem o mais rápido possível.

Com este Estatuto, sigamos em paz!