Tentar Novamente e, depois, repetir!
O mecanismo essencial do aprendizado humano se baseia em tentativas repetidas até que se complete qualquer empreitada.
Fazemos assim quando começamos a falar e vamos sendo corrigidos e aprimorados. O mesmo ocorre no andar, no pedalar, no nadar e em todas as atividades aonde se procura lograr êxito.
Assim é a nossa natureza: fadada ao aprendizado pelo mecanismo da repetição.
Se no campo das atividades físicas e intelectuais tal recurso se processa, o mesmo se dá no campo do aprendizado moral.
Algumas pessoas parecem surdas a tais apelos e se mostram no mal tendo toda uma existência nele - é o que se acredita levianamente.
No entanto, através da várias vidas, em suas idas e voltas vamos sendo colocados em campos de prova que nos façam aprimorar faculdades abandonadas ou negligenciadas.
Os combatentes são colocados em campos de lama, arame e obstáculos sob fogo cerrado para aprender a se deslocar e sobreviver. O mesmo se dá com o humano neste mundo.
A Terra é, também, um campo de treinamento pesado. Cada um tem o campo que merece para desenvolver as suas faculdades. O que é colocado em um campo mais brando, talvez, já tenha andado bastante ou ainda não suporte os rigores de um campo mais forte.
Entretanto, ao passo que se adiante, vai sendo mudado de local com provas que aperfeiçoem sua evolução.
Os recalcitrantes podem ainda ser banidos a mundos com provas ainda mais densas ao passo que os aplicados podem ser promovidos a mundo melhores.
Mundos são escolas de almas até que passemos de alunos a mestre e daí a colaboradores definitivos dessa grande obra a serviço desse grande arquiteto do qual tão pouco ainda sabemos.
Assim é!