Petrarca e o Estilo
POSSO estar sendo pessimista, mas achoque as pessoas comuns (meu caso) só serão vacinas em massa (estou excluindo os privilegiados)depois de junho, talvez, até, no final de 2021. E tudo só será concluído em 2022. Queira Deus que eu esteja errado.
Mas passo ao assunto desta maltraçada. Um amigo que lê meus textos aqui no RL, sujeito que é profundo conhecedor tanto da literatura como da língua portuguesa, me aconselhou a não abusar das expressões regionais e a empregar um vocabulário de melhor nível, tentando burilar e lapidar o texto, melhorando também o estilo. Ele me deu esse conselho por telefone. Não foi uma gozação e nem crítica negativa. Realmente acho que meu estilo é meio capenga. Mas é o que tenho. Como estava no momento do telefonema lendo um livro que ganhei de presente, "A Virada", do historiador Stephen Greenblatt, esse livro ganhou o Prêmio Pulitzer, çli para o amigo um trecho dele, uma citação de Petrarca:
"Prefiro acima de tudo que meu estilo seja meu: inculto e rude, mas feito sob medida, como um traje, do tamanho de minha mente, e não de outra pessoa, que pode ser mais elegante, ambiciosa e adornada, mas que, derivando de um gênio maior, continuamente e escorrega, sendo do tamanho errado para as humildes proporções do meu intelecto".
O amigo ficou meio chateado e desconversou, passamos a conversar sbre futebol, pandemia e reiniscências. Inté.