QUEM DESDENHA A ARTE NÃO SEI SE POSSUI UMA VIDA...

Qualquer delas. Seja a pintura, a música, a literatura, o teatro, o cinema, etc., quem desdenha, ou seja, ignora, não sei se de fato tem lá uma vida...

Certa feita, ao pegar uma carona, no veículo de um colega de trabalho, observei que no painel no local destinado ao rádio nada havia. Razão pela qual perguntei curioso: “seu carro está sem rádio?!” Sua resposta, no entanto, me surpreendeu tamanha sinceridade e disparidade: “eu não gosto de música! Nem no carro e nem em casa!” disse ele, dando de ombros!

Fiquei estarrecido a ouvir semelhante absurdo, pois, desde tenra idade, a música sempre fez parte da minha vida. E hoje, em dia, está internamente ligada e integrada no meu dia a dia! Mais que antigamente, no entanto, aprecio centenas de estilos musicais, todas me trazem sensações maravilhosas e imaginar um sujeito conseguir sobreviver sem essa apreciação me causou espanto e até hoje, não consegui entender, por qual motivo ignorava essa arte, meu colega!

Talvez a leitura, a literatura, seja um pouco mais complexo para todos gostarem, é verdade, razão pela qual, tenho certeza que existem pessoas que vão passar pela existência, sem conseguir entender o quanto é maravilhoso ler um livro... ser conduzido as terras estranhas, aos paraísos distantes, aos sonhos pequenos ou grandiosos, proporcionados pela simples leitura de algumas linhas, mas, por exigir algo mais que simples observação alguns procuram ignorar essa arte, veja-se por exemplo, o nosso presidente...

Uma antiga colega, ao saber de minha predileção por leitura e por minha tendência a escrever alguma coisa constantemente, não teve dúvida, e foi logo me perguntando: “isso dá dinheiro?!” Só consegui articular uma frase, pois, meus pensamentos a essa altura já íam longe (“julgando, é claro”): “como assim dá dinheiro?! O que tem a ver, gostar de escrever com “dá” dinheiro, ser rico, ser milionário, pobre, doente ou impossibilitado?!”

Porém, numa análise rápida, concluí que tal pessoa, devido a sua vida, falta de orientação, quiçá instrução, nunca fora alertada, no sentido de entender que arte não tem nenhuma relação com o dinheiro, se assim o fosse, todos os milionários do mundo, seriam gênios da música, da literatura, do teatro, etc., mas, esse tipo de apreciação está muito internamente relacionada com a capacidade de apreciação do espírito e com certeza, não vai ser em 60 anos por exemplo, que aquela senhora vai desenvolver seu gosto pela arte, pela música, pela literatura, então, sua existência nesse aspecto, não vai, digamos... progredir!

Justamente agora que os especialistas médicos em suas pesquisas, concluíram que a literatura, a leitura, ajuda a retardar o surgimento abrupto, do ALZHEIMER, tanto quanto auxilia na atividade, para desenvolver a perspicácia mental! Faço votos que um quanto antes, aquela criatura aprenda a entender que dinheiro se ganha trabalhando e na arte, quando se recebe alguma coisa é algo assim, excepcional, muito bem vindo e aceito. Mas, nem por isso, os artistas, vão parar de atuar e olha que nem artista sou, no entanto, entretanto, todavia, aprendi a saber dessas pequenas nuanças!

Jfranck
Enviado por Jfranck em 19/12/2020
Código do texto: T7139202
Classificação de conteúdo: seguro