MATIM - PONTA DIREITA - GRANDE JOGADOR

MATIM - PONTA DIREITA, - GRANDE JOGADOR DE URUCARÁ - UM DOS MELHORES EM SUA POSIÇÃO.

GALERIA DOS GRANDES JOGADORES DE FUTEBOL DE URUCARÁ.

Falar desse grande jogador, é uma honra, ponta direita, foi um dos melhores de sua época, qualquer equipe o queria em suas fileiras: destemido, valente e veloz, essa era as características desse temível jogador, os laterais que o digam, ele partia pra cima, driblava e ninguém o segurava.

Um dos maiores laterais do futebol urucaraense, nosso amigo Chico Leite que o diga: "eu fui o lateral que consegui parar o Matim". Chico Leite, foi um jogador polivalente, mas preferia a lateral direita.

Estou falando do grande ponta direita Ademir Mathias, O Matim (em memoria), que num jogo (o da foto), contra o Saracá Futebol Clube em Silves no aniversário do clube, a UECU União Esportiva Católica de Urucará, foi convidada a abrilhantar a festa e ganhou o jogo por 4x2, gols de Matim e Altemar, um dos gols de Altemar foi de falta, quase do meio de campo.

Quero abrir um parêntese, para falar de três grandes jogadores de São Sebastião do Uatumã: Altemar, Orlando e Mario Monteiro, três craques de bola, que devido ao intercâmbio que a UECU tinha com os times de lá, liberam os jogadores para atuarem pelo time de Urucará.

Esse foi o time que atuou em Silves: Pidóca, Márcio Gama, Chico Leite, Turrica e Jango; Siroca, Luiz Paes e Altemar; Matim, Nora e Paulo Barreto. Depois entrou Mário Monteiro e outros jogadores reservas, que não aparecem na foto.

Ademir, foi bancário do BEA, casado com a Dona Raimundinha, com a qual formou uma familia exemplar. O Matim, tem mais dois irmãos bom de bola, Arney e Siroca, quando jogavam juntos era difícil ganhar deles, quer nas peladas ou em jogos oficiais.

Fez bastantes gols de pé direito, cabeça, peito, penalte fez alguns, mas não era bom pra cobrar. Fez mais ou menos 350 gols. As virtudes era comprar as vitórias com os outros jogadores, fazíamos aquele banquete com as gatas do lado ou seja as namoradas e esposa.

A respeito da carreira desse grande jogador Matim, começou na UECU depois jogou Urucara Atlético Clube, na Seleção de Urucara, em São Sebastião do Uatumã jogou no Cruzeiro e no São Sebastião Futebol Clube, junto com Chico Leite e Siroca. Foi campeão pela UECU em 1978. Campeão pelo Urucara e pelo Cruzeiro e São Sebastião. O melhor ponta Direita que marquei depois que saiu da UECU, disse Chico Leite, só não passava por mim, muita velocidade.

Desse timaço, os que já estão lá em cima na casa do Pai, são: Turrica, Pidoca, Matim e Português. Agora recentemente perdemos outro grande jogador, ponta esquerda Paulo Barreto, que faz parte desse time, outro craque da bola, que Deus te receba de braços abertos e em paz, amigo.

Conheço a todos, grandes jogadores.

Fonte: Chico Leite.

Em: 19/09/2020

José Gomes Paes

Escritor e poeta urucaraense

O time:

Em pé: Márcio Gama, Turrica, Pidóca, Chico Leite e Jango.

Agachados: Matim, Altemar, Nora, Português, Siroca e Paulo Barreto.