Preparação para o Natal e o Ano Novo

Ouço dizer que, depois do Coronavirus, “o pessoal vai aprender, vai mudar o comportamento e melhorar a forma de pensar e de agir. Serão mais cuidadosos, mais cordiais com a natureza, mais responsáveis, menos gananciosos”. Será?

Seria extraordinário se ocorresse, mas seria oportuno perguntar: O que tem sido feito desde o início da pandemia para domar o comportamento inconsequente do brasileiro?

Quais a campanhas de “fique em casa” foram aceitas e colocadas em prática pela população? Quem, efetivamente, está trabalhando para preparar o povo para o novo normal?

Vivemos repetindo que precisamos “nos reinventar”. Pensar mais no próximo, correr menos atrás de dinheiro, ser mais integrados à natureza, produzir menos lixo, reciclar mais, desperdiçar menos. Contudo, até onde se pode ver, a tal “reinvenção” não chegou ainda.

Os bares estão tão lotados tanto quanto os hospitais. O trânsito continua caótico. Nas portas das lojas filas e mais filas. É Black Friday, promoções, campanhas publicitárias, cada uma apelando mais para chamar atenção do consumidor.

Argumentos, os mais variados, para se preparam a ceia de Natal. E o aniversariante mesmo, continua sendo esquecido, assim como em todos os anos...

E o Ano Novo, não pode ficar esquecido, com muitos fogos e regado a bastante bebida alcoólica, afinal com o vírus solto e sem vacinas quem sabe esse não será o último!? Então é tratar de aproveitar...

A consciência humana ainda não amadureceu o suficiente para pensar mais em proteção do que em diversão. Em viver o hoje preparando o amanhã. Em pensar no outro e em si como sobreviventes de uma crise política, econômica e pandêmica que não vai durar para sempre...

É bastante difícil, mas nesse Natal e Ano Novo, as melhores companhias deveriam ser as pessoas com quem nos relacionamos diariamente, somente elas, e mais um convite especial ao aniversariante que completará 2020 anos e que ficou, durante a maioria desse tempo, esquecido em um canto qualquer.

Nalia Lacerda Viana, 17 de dezembro de 2020