IDH, VEXAME E VERGONHA

COMO foi noticiado, o nosso país perdeu cinco posições no ranking do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, ocupa agora a 84a posição, distante do primeiro escalão com 66 países. Detalhe: essa avaliação não levou em cota o impacto da pandemia, são dados de 2019. O relatório foi divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Na América do Sul, pasmem, estamos em sexto lugar,atrás da Argentina,Chile, Uruguai, Peru e Colômbia. Em 30 anos o Brasil avançou pouco em questões cruciais ara o desenvolvimento humano. Mais um dado do vexame e da vergonha, o Brasil é o terceiro país mais desigual doplaneta, perdendo apenas para Moçambique e República Centro-Africana. Quando a desigualdade é levada em conta, o Brasil despenca vinte posições, caindo de 84 para a 104a. posição.

Segundo o PNUD, a estagnação na educação é o principal fator apontado para o vergonhoso desempenho no IDH.

Parece que Agro não é tudo, nem tampouco a prioridade ao capital. Mais, com esse governo Tabajara vamos cair mais no IDH, basta se ver a confusão no caso das vacinas, além da papelada dos políticos e confusão da justça, sem falar na apatia do povo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/12/2020
Código do texto: T7137737
Classificação de conteúdo: seguro