IV CONJECTURAS SOBRE DEZEMBRO... 07h56min.

Rememorar a vida de Jesus, sempre haverá o que escrever e que falar, muito embora reconheço nossa limitação, damos mais uma sequência as nossas singelas palavras...

Jesus, se “foi”, porém, ficaram os seus apóstolos e seguidores, que aumentavam em número e fé, cuja coragem causava espanto, pois ao longo de mais de três séculos, os que se diziam cristãos, corriam sérios riscos de perderem suas vidas, que eram sacrificadas no Coliseu, queimados em fogueiras, ou devorados por animais, mesmo diante destes riscos, a grande maioria persistia em sua Fé, mesmo que para isto dessem suas vidas, em nome de Jesus!

Foram mais de três séculos, quando, finalmente o Imperador Constantino I, após vencer uma sangrenta batalha, cuja ante véspera tivera um sonho e vira uma cruz, e a partir daquela data, “Constantino I acabou, no entanto, por entrar na história como o primeiro imperador romano a professar o cristianismo, 28 de outubro de 312 após vencer uma batalha”.*

A princípio Jesus vencera. Mas se tornando a religião oficial do estado, houve a “acomodação”, seria tempos novos, em que para muitos a Fé “esmorecera”, e os interesses materiais ficaram acima dos espirituais...

O tempo passou, e as coisas não muitas boas foram acontecendo, tudo em nome de Jesus, cujo ensinamentos primavam pelo amor ao próximo, e o respeito a vida.

Nos séculos XI e XIII foram criadas as Cruzadas, 1096 a 1204, * cujo pretexto era libertar e expulsar os hereges que se apossam da Terra Santa, (Turcos, Seldjúcidas). *

Neste período de 108 anos, quantas atrocidades, pilhagens, e tudo em nome de Jesus! Com certeza o Mestre não estava ausente, e se apiedava das atitudes vis, feitas em se nome...

Mas o pior ainda estava para vir, a “santa” Inquisição, medieval, século 13 e 14 e a moderna durou do século 15 a 19, cujas atrocidades eram feitas em nome de Jesus!

Porém, havia uma promessa por parte Dele, que não nos deixaria órfãos, e que em época oportuna nos mandaria o Consolador, que iria relembrar os seus ensinamentos, que naquele momento não teriam condições de entender. É o que pretendemos fazer amanhã, com o V texto desta singela série. 8h32min.

Curitiba, 16 de dezembro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Imperador Constantino I 272/337 faleceu com 65 anos.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site. walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/12/2020
Código do texto: T7136836
Classificação de conteúdo: seguro