Meu Manual - BVIW

Tema da semana: Manual de Sobrevivência (crônica)

A aeronáutica e a marinha, a segurança pública e os Escoteiros têm seu Manual de Sobrevivência.

Eu tenho o meu! Nessa cartilha, estudei, fiz adendos, retifiquei, risquei com a caneta marca-texto algumas linhas. Leio da frente pra trás e até de cabeça pra baixo. Perscruto o que há nas entrelinhas… faço leitura, releitura, leitura dinâmica. Fecho o manual e o coloco sobre o peito! Sinto-o. Cheiro. Beijo-o, como se beijasse a boca de quem amo.

Eis algumas linhas para sobreviver: seja leal a você, antes de ser leal a qualquer pessoa. Ame com toda sua natureza a família e seus amigos. Ame com toda a paciência seus inimigos, porque amar o seu inimigo é saber que esse mundo também é dele. Não desista de nada só porque é difícil. Nesse "só" você, de fato, não está só. Se não tiver ninguém por perto, Deus o carrega no colo. Trabalhe, pois Madre Teresa de Calcutá definiu o trabalho como a melhor distração que há. Ria muito, gargalhe, nem se pra isso precisar de comer muita pimenta! Elas liberam serotonina e lhe botam sorriso na cara. Escreva, cante, dance, pinte, sonhe! Vá pro mato, pra praia, pra Marte, mas vá! Não engula choro, deixe a água magoada sair pelos olhos, nariz e boca. Misture-se à gente! Converse, conheça, acolha, peça colo, ajude, pegue na mão, ofereça ombro, seque lágrimas, sirva, diga que precisa de colo, diga que ama, diga que precisa ser abraçada, caia aos pés de alguém, corra atrás, converse com Deus!

Tem tantas outras coisas no meu Manual de Sobrevivência!...

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 15/12/2020
Código do texto: T7136213
Classificação de conteúdo: seguro