TEM QUE TER ALGUMA VIRTUDE

Há muitas virtudes disponíveis e praticáveis, mas nem sempre são buscadas pelos homens.

Caridade e bondade ou benevolência são dois tipos de virtude que todos deveríamos praticar e entender.

Outro dia me perguntaram qual a diferença entre caridade e bondade ou benevolência, é interessante essa análise do sentido etimológico dessas palavras, mas rendeu um papo muito agradável.

Caridade é ajudar alguém que precisa, e a bondade é mais abrangente, pois você ajuda alguém que não precisa e que muitas vezes, tem muito mais posses do que você, por exemplo: você sabe que seu irmão pode comprar uma camisa e mesmo assim compra uma para ele sem nenhum motivo aparente,

Talvez das virtudes enumeradas, as religiosas, caridade, castidade, temperança, diligência, paciência, bondade ou benevolência e humildade podemos juntar outras como coragem, justiça, fé, prudência e muitas outras que nos tornariam pessoas melhores.

É sempre importante olhar quem nos cerca sob esse prisma das virtudes, pois as pessoas sempre tem alguma ou muitas e são faróis para iluminar o nosso caminho na busca por um mundo melhor.

Ser um exemplo é a melhor forma de educar, assim como praticar as virtudes e moldar o nosso espírito a semelhança do nosso criador que possui todas elas e nos doou gratuitamente.

A bondade, que é ajudar quem não precisa, me pareceu uma virtude de desprendimento total, provavelmente, em minha análise, é abrir as porta para receber da mesma forma que distribuímos, gratuítamente.