J. Tavares é que era um homem de negócio

Temos o prazer de comunicar-lhes a constituição da nossa firma H2O para operar em larga escala no ramo de comissões. (Dizia “comisões” para impressionar e com grande resultado. Alegre e musical repleto de sonhos invencíveis para demandas de “grande escala”, disse, sempre olhando firme para Hermógenes, este com a face avermelhada da bebida, queimado pelo sol e pelo fracasso). Seguia a carta imaginária: “Esperando poder contar com a sua preferência no mundo virtual de marketing por soluções lutaria por seus índices fixos de remessas gratuitas via postal pela web e suas estimadas ordens”. (Observem o talento verbal do homem sem vintém procurando cavar no advento da imagem inerte do desejo, alguns caraminguás, nesse grande reino financeiro em que ele não ocupa lugar algum)

Prossegue. A experiência no trato desses negócios e o amplo reconhecimento da nova praça virtual representam à nova garantia do desenvolvimento. (Altissonante e pautado). Para perfeita execução dos encargos recebidos, nas mais favoráveis condições. Ora, pois... (Complete aí, disse com “franqueza peculiar”) ...Pois cá está. Bradou! Êxitos que esperamos alcançar nos negócios de comissões de que nos queiram encarregar!

- É evidente. Bateu na mesa o Aurélio que de pacato virou entusiasta no canto amarelo da sala. Completando:

- ...Ah se não fosse a bebida!

Nessas alturas já havia derramado o copo todo do brilhantismo em cima da mesa em plena reunião de negócios. Tremendo desconcerto.

Estamos certos de que os entendimentos ora iniciados entre as nossas empresas poderão proporcionar bons resultados para ambas as partes. Acalmou o dono do bar com um novo gesto. Arrumando a caneta e a gravata borboleta do garçom. Disso surtirá uma alegria monumental! Uma maravilha de festa! Se a felicidade é o resultado do lucro? É o fim da casmurrice!

A boca cheia de sílabas cuspidas em todas as direções trituravam as palavras arremessadas como certeza e garantia de algo genial. Ah se não fosse genial! Era genial. Sobretudo aguardava um pronunciamento como uma liberdade plena alcançada repentinamente, subscrevendo atenciosamente. (Bêbado ou não estava aprendendo uma lição! Estava certo e havia definitivamente vencido).