Doutor Leonísio

COMO já afirmei diversas vezes, fui bancário durante mais de 30 anos. Detalhe: sempre na agência do BNB em Pesqueira, estado de Pernambuco. Nunca fui gerente e nem contador, era apenas encarregado das propostas e projetos rurais e industriais, principalmente os rurais. Pois bem, por isso mesmo, em decorrência da função e das dúvidas e problemas de ordem legal era obrigado a contactar com os juízes de direito, mesmo eu sendo leigo na matéria direito. Por outro lado como era do conselho de jurados era obrigado a observar os juízes.

Assim conheci vários. Mas apenas um, de talvez mais de uma dezena, me impressionou positivamente, Foi o dutor Leonísio Lopes, um sertanejo de Afogados da Ingazeira. Mantive até amizade com ele, batíamos ongos papos. Não só por força das duvidas de cédulas rurais, hipotecas, inscrição dos títulos, mas sobre as cisas e causos do sertão. Nunca falamos de outra coisa, nunca ele falou sobre processos, política ou sobre a sciedade. Às vezes, o tabelião que era advogado, eu passava todas as tardes na frente do cartório e conversava com o juiz, o tabelião tentava falar sobre determinado processo ou causa,então doutor Leonísio cortava no ato: - Doutor, um juiz só se pronuncia roovocado por uma das partes ou nos autos. E priu, o tabeliaão saia com o rabinho entre as pernas. Esse juiz nunca participou de nenhum clube social, eaí de qem tentasse lhe dar um presente.

Quando vejo esses ministros das altas cortes saracoteandoe falando elos cotovelos, me lembro de doutor Leoníso, ele sim, foi um grande juiz. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/12/2020
Código do texto: T7132277
Classificação de conteúdo: seguro