1 Vida Eterna

Vida Eterna (Evangelho de Tomé - Estudo e Interpretação à Luz do Espiritismo - da Tradução de Huberto Rohden).

1. Quem descobrir o sentido dessas palavras, não provará a morte. (Tomé, V 1)

Logo em seu primeiro versículo, esse livro que contém as mensagens de Jesus, mas não faz alusão à sua vida nos traz essa primeira revelação.

Não basta aceitar Jesus, nem a vida após a morte, nem é necessário nenhum ritual místico ou de aceitação. Também não é preciso seguir qualquer profeta, mandamento, ou outra mística qualquer. Basta DESCOBRIR O SENTIDO DESSAS PALAVRAS para NÃO PROVAR A MORTE.

Há aqueles que morrem e continuam MORTOS.

Há aqueles que vivem e nunca foram VIVOS.

DESCOBRIR o sentido implica em esforço RACIONAL atrás da verdade que, enfim, nos libertará. NÃO PROVAR A MORTE pode indicar muitas interpretações, mas o CRISTO CÓSMICO sempre dava aos seus mandamentos um sentido superior, espiritual.

Nos fala não apenas da VIDA ETERNA, mas de experimentar, de buscar, de procurar. Essa pesquisa exige esforço, trabalho, racionalidade e tudo o que pode, enfim, servir de base lapidar da pedra fundamental de uma FÉ RACIOCINADA, portanto permanente e inabalável.

Talvez, devido a esse primeiro item o EVANGELHO DE TOMÉ tenha sido deixado de lado nas escolhas católicas. Afinal, coloca o CRISTO como pilar a BUSCA, O TRABALHO, A PESQUISA dando ao ser humano a prerrogativa de obter por si, assentando no livre arbítrio, a prerrogativa das aquisições do espírito.