A buzina urbana - BVIW

A buzina urbana é um clássico da música de rua. A poluição sonora dos paredões também compõem a orquestra. É como ouvir Bach se revirando no túmulo e Mozart morto de raiva. Uma sinfonia de tirar o fôlego e asfixiar o bom gosto. E nessa bateria infernal, o homem moderno é embalado. Os embalos de sábado à noite ficaram no passado, e John Travolta não ouve mais a música, Stayin alive, de Bee Gees. Faz-me falta ver a cidade mexendo e todo mundo dançando num frenesi alucinante. O fenômeno de massa, agora, é outro. Sinto falta de acionar o gatilho da ação social racional com relação a valores, onde as pessoas pensam antes de imitar ou de adotar tendências subversivas. É o caso do funk, hip-hop, swingueira e brega; uma subversão sonora e tanto. Algumas letras são degradantes, fazem apologia ao crime e à droga, e a figura feminina não passa de objeto de prazer. É muita baixaria para dois tímpanos! Ainda bem, que posso contar com a audição seletiva e o controle remoto. Não pensei que nessas horas me fizessem falta o silêncio da noite e um bom protetor auricular. Tenho síndrome dos ouvidos irritados, intolerância sonora, medo do ridículo e inconformismo musical. Que me perdoe os que like, meet e compartilham, o gosto é pessoal e intransferível. Mas, cada um que lute, escute e aperte a buzina que quiser. Aqui do nordeste vou de forró, clássica, Pop, internacional e arrasta pé.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 08/12/2020
Reeditado em 18/09/2022
Código do texto: T7130679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.