O legado de tanta miséria

" Vai , Mata Ele!" "Atira na bunda dele!".

A cena: Dois policiais em desentendimento com um deles apontando a arma ao outro.

A palavra tragédia do grego significa canto do bode. Há teses de que os gregos antigos acreditavam que quando o bode cantava era presságio de algo ruim : "Vai, Mata Ele!"

Na Roma Antiga, o Coliseu expunha para o prazer do público gladiadores que lutavam até a morte, bem retratado no filme o Gladiador; mas não estamos na Grécia nem na Roma antiga, estamos no século XXI, onde a sociedade evoluiu, o Coliseu da cena é o centro da rica São Paulo e o Anfiteatro Romano com o duelo de gladiadores é a rua e ouve-se os gritos do povo que faz da possível tragédia diversão: "Vai , atira na bunda dele!".

A entranhas de uma sociedade falida. A polícia doente. A sociedade doente. A expectativa para que o celular registre a tragédia perfeita.

A cena é um conjunto de barbárie que me remete a compreender o personagem Machadiano Brás Cubas que ainda no século XIX escreveu:" Não tive filhos, Não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria." Eu tenho filho e me pergunto como protegê-lo desse legado de tanta miséria.

Orlando Sales
Enviado por Orlando Sales em 08/12/2020
Código do texto: T7130305
Classificação de conteúdo: seguro