AS LISTAS DOS PRESIDENTES E O FANTASMA DO ANONIMATO!

(Claudio Chaves)

kafecomleit@hotmail.com

Quem acredita que a possível soberba resultante da fama representa a maior ameaça à integridade e o maior atrativo à corrupção da espécie humana, talvez precise rever seu entendimento sobre a letalidade do poder destrutivo da frustração.

AFINAL, o que atormenta tanto nossos Presidentes?!

POR QUE, por exemplo, dossiês secretos sobre servidores antifascistas, espionagem na Receita Federal, Intervenção na PF (que, um dia, já significou Polícia Federal) e listagem de “jornalistas e influenciadores (youtuberes, artistas, ativistas...) DETRATORES” ocupam mais espaço entre as prioridades do Presidente (da República) do que, por exemplo, políticas de recuperação da Economia (como a MP da desoneração da folha de pagamento e as reformas tributária e fiscal) e o combate à pandemia de covid-19 (que, não por acaso, tem relação direta com a recuperação econômica) – até o momento, não existe planejamento para a vacinação e fabricantes de materiais como seringas e refrigeradores especiais sequer foram contatados pelo Governo?

ENQUANTO isso, o outro Presidente (da Fundação Palmares), que deveria seguir as diretrizes da instituição e as pautas apresentadas pelos próprios destinatários das políticas por ela desenvolvidas, os pretos e os movimentos espontâneos organizados por estes, prefere se ocupar com adjetivações personalistas e pejorativas, como a classificação do movimento negro como “escória da sociedade”, afirmar que da Fundação não sairá dinheiro pra macumbeiras que fazem feitiços para tirá-lo do cargo ou chamar de bandidos e marginais pessoas comuns vítimas de diversos tipos de violência (incluindo o racismo) e/ou figuras artísticas reconhecidas como personalidades de destaque pelo próprio Movimento Negro, a quem a Fundação, de ofício, deve servir, e não redarguir.

QUEM acredita que a possível soberba resultante da fama representa a maior ameaça à integridade e, ao mesmo tempo, o maior atrativo à corrupção da espécie humana, talvez precise rever seu entendimento sobre a letalidade do poder destrutivo da frustração.

SEM dúvida, deve haver inúmeras explicações para comportamentos tão tóxicos, pífios e bizarros. Certamente, porém, nenhuma que não inclua entre as razões a frustração e a latente necessidade de visibilidade e reconhecimento como duas das principais.

CONTINUAREM como o filho mais velho da parábola (aquele que se sente eternamente rejeitado), a despeito das auspiciosas posições que conseguiram alçar, certamente é uma dor que não os permite dormir; e, pelo rolar das listas – digo: das pedras –, ainda serão muitos dias atormentados e muitas noites insones, assombrados pelo fantasma de continuarem, em termos de aceitabilidade, praticamente anônimos!

A IRONIA de tudo isso, no entanto, é que quanto mais o teogoverno dissimuladamente militarizado procura expurgar o País, se esforçando para exterminar “heresias”, como o “esterco da vagabundagem” (Direitos Humanos), a “escória da sociedade” (Movimento Negro) e a “doença” que quase leva o Brasil a desaparecer do mapa, a “esquerdopatia”, mais visibilidade tais pautas ganham, recebendo adesão, inclusive, de ex e até de atuais aliados do Governo e dos próprios Presidentes.

PARA citar apenas dois exemplos, vamos ficar com o resultado das eleições municipais – com a quebra de tabus históricos, como a eleição das primeiras vereadora e prefeita negra na história de Joinville (SC) e Bauru (SP), respectivamente, e uma vereadora transgênero como a mais votada da história de Belo Horizonte – e a visibilidade (que terão daqui por diante) dos excluídos na lista do Presidente da Palmares.

QUANTO ao último exemplo, a repercussão já é tamanha, que surge a indagação: afinal, é prejuízo o privilégio constar das listas dos Presidentes?!