Liberdade e o sonho de Clarice

PARA mim não se vive de verdade sem um mínimo razoável de liberdade. Se a liberdade essencial e possível, o ser humano não vive, vegeta.. Mas apesar de defensor intransigente da liberdade sei que ela não existe de maneira total. A liberdade sempre será imitada pela força das circunstâncias. A liberdade total será sempre um sonho. Um sonho que vale a pena ser sonhado. Sem sonhá-lo ele podemos até perder a liberdade limitada. Quando eixamos de utar e de sonhar ficamos submissos e fracos, acomodados e viramos trapos, com medo até de lutar por qualquer avanço democrático. Sempre lembro de um trecho de uma crônica de Eduardo Galeano, ele dizia que um sujeito mantinha um passarinho engaiolado. Um dia com pena do bichinho ali preso, sem poder voar, resolveu soltá-lo, abriu a porta da gaiola, o passarinho saiu ficou paralisado depois da porta, era o susto da liberdade. É o que acontece com parte do nosso povo, permanece preso às engrenagens do sistema autoritário e perverso. Com medo de lutar e sonhar.

Sempre recordo frases e versos sobre a liberdade, não me canso de relê-los. Vou relembrar alguns. Cecilia Meireles: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que nao entenda". . Cláudio Manoel da Costa: "Liberdade ou nada". Madame Roland: "Oh, liberdade, quantos crimes são praticados em teu nome". Bernard Shaw: "Liberdade significa responsabilidade. É por isso que muita gente tem medo dela". David Webster: "Deus só outorga a liberdade aos que a amam e estão prontos a guarnecê-la e defendê-la". Eluard: "Graças a uma só palavra/ Reconheço a minha vida/ Nasci para conhecer-te/ E chamar-te, Liberdade". Mas adoro mesmo que disse Machado de Assis: "A liberdade nao é surda-muda nem paralítica. Ela vive, ela fala, ela bate com as mãos, ela ri, ela assovia, ela vive da vida".

Como disse no início, acho que não existe a liberdade total, mas não custa sonhar com ela, até mesmo repetir o que disse Clarice Lispector:

"Liberdade é pouco, o que eu desejo nao tem nome". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/12/2020
Código do texto: T7129773
Classificação de conteúdo: seguro