Expectativa demasiada

O segredo do sucesso? Não criar expectativas. Por mais que o espelho reflita a imagem, não pode mostrar as características subjetivas. O indivíduo é um Narciso por natureza, e o que ele vê na tela plana é bonito. Isso, quando não é afetado pela baixa autoestima; que é desencadeada por algo desagradável. Uma espécie de decepção cruzada entre o eu interior e o outro.

Mas o outro nem sempre sabe dos teus anseios ou quer participar. Uma coisa é curtir o momento, outra é eternizá-lo. Condição não permitida ao homem; controlar e decidir o seu destino. Vez que, as escolhas não alinhadas aos mesmos propósitos provocam rupturas dilacerantes. Esse é o destino, escolher sem selecionar, com base exclusivamente, nos olhos e coração.

Ao homem foi dada a alavanca que puxa o próprio freio, e conduzir a rédea da lateralidade é complicado. Somos humanos, não bichos domados. O livre arbítrio e o poder de pensar definem a racionalidade do homem. O que dificulta o grau de conciliação dos interesses particulares. Um quer sorvete e o outro quer acarajé. Uma mistura que não combina, jamais!

Contudo, aprendi que nunca é demais, e cada caso, é um caso. Tem gosto pra tudo! E, o improvável acontece. Uma análise combinatória daria resultado insatisfatório. Assim é a relação social e pessoal. Desse cenário de incompatibilidade de objetivos surgem os medos, desgostos, desaprovação e desilusão.

Fracionar o tempo para as decisões importantes é fundamental para o sucesso de uma escolha. Contudo, não há garantias estendidas, e a probabilidade de acontecer, já é um começo. Ao menos, o esforço descarta o pulo de qualquer altura. E o machucado é um risco calculado. Com base, nesses fatores que antecedem à frustração, não entregue sua felicidade a quem não é capaz de percebê-lá.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 07/12/2020
Reeditado em 07/12/2020
Código do texto: T7129648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.