"Homens de Deus" na televisão

Hoje em dia é quase impossível zanzar pelos canais televisivos e não topar com um homem de gravata, chapéu de vaqueiro, andando para lá e para cá, gesticulando, pedindo dinheiro ou vendendo feijão e bugigangas mágicas que curam doenças, inclusive Covid-19. Se pudesse, o pastor-empresário Valdemiro Santiago estaria em todos os canais vendendo esses produtos milagreiros. O que me obrigaria a jogar minha televisão fora. Por sorte, há quem resista.

Nesta última semana li que a TV Ideal (ex-MTV) não irá manter a programação da Igreja Mundial no ar - o contrato entre a igreja e a emissora não será renovado. O canal terá novo nome e será ocupado inteiramente por programas voltados ao público jovem, como animes, cultura pop e e-sports (cf. coluna do Ricardo Feltrin). Ô glória!

Desde a infância leio e ouço que certos desenhos animados são "do demônio". O diabo seria, na verdade, a mente por trás dos roteiros cativantes. Se isso é verdade, só tenho que agradecer ao capiroto por ter tornado minha infância um pouco mais divertida. Em 2020, devo ser novamente grato aos "animes do capeta" por diminuir a probabilidade de, ao zanzar na TV, ver a oferta de objetos ungidos capazes de curar até prisão de ventre. Pelo menos, por ora.

Valdemiro, assim como outros líderes religiosos e políticos, aprendeu

o "segredo do bonzo" (cf. Machado de Assis). A cura mágica do Covid-19 não existe na realidade, mas existe na opinião do pastor e de muitas outras pessoas. Como Patimau e Languru, ele consegue meter essa ideia no ânimo da multidão, com exceção do pessoal do Ministério Público Federal e de muitas outras pessoas de bom senso. Para azar dele, a aplicação do segredo só funciona com os fiéis da igreja.

Ele, por exemplo, não consegue aplicá-lo (diretamente) para ter horários na TV. É necessário o uso prático do dinheiro (adquirido, principalmente, graças à utilização do segredo). O pastor está encaminhando acordo para adquirir no mínimo 12 horas diárias (!!!) em outras emissoras.

Tudo isto na verdade é uma disputa.

As igrejas-empresas querem horários no meio de comunicação de massa que, apesar da internet, ainda é o mais influente, pois alcança um maior número de domicílios. O Ibope informa: 97% dos domicílios no Brasil (equivalente a aproximadamente 71 milhões de residências) possuem pelo menos uma televisão.

Com o "segredo do bonzo" como método, os pastores-empresários tentam atrair pessoas para seus templos e, consequentemente, mais lucros para seus bolsos. A TV ainda é útil para os "homens de Deus".