A Grandeza e a Pequenez do Homem
Das Caravelas ao Titanic, o homem construiu gigantes do mar. Do 14 Bis, dos teco-tecos aos superboeings, também construiu gigantes do ar. De Graham Bell a Bill Gates, as telecomunicações evoluíram extraordinariamente, alcançando o mundo inteiro, em milésimos de segundos. Com tripulação, naves espaciais alcançaram à lua. Apenas teleguiadas, chegaram a outros planetas. Entretanto, diante de toda essa inteligência humana, um bichinho tão pequeno, invisível a olho nu, é capaz de derrubar esse homem que imagina ter evoluído tanto. E quando a própria Bíblia afirma que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, o próprio homem interpreta erroneamente o sentido de "semelhança". Por isso, mesmo no século XXI, ainda recorremos à sabedoria dos antigos gregos, a exemplo de Platão, que disse: "Deus, ao criar o homem, fê-lo imperfeito. Se o fizesse perfeito, teria feito a ele Deus, e o homem não existiria".
É em razão dessa pequenez, dessa imperfeição, que um simples vírus é capaz de derrubar aquele que cria os gigantes do céu e do mar, e muitas vezes se julgam invencíveis. É preciso ter mais humildade para melhor assimilar os mistérios da Natureza. Também recorrendo à sabedoria do passado, vamos à frase de Shakespeare: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que pode conceber a vã consciência humana". A medicina ainda não foi capaz de explicar por que o coronavírus age tão diferente entre as suas vítimas. Enquanto para uns não passa de uma "gripezinha", outros ficam meses internados na UTI e milhões vão a óbitos em todo o planeta.
Que a inteligência humana se revele na criação da vacina e possa vir o alívio para toda a humanidade.