Lennon, a lenda

COMO a imprensa está divulgando, no dia oito de dezembro de 1980 há 40 anos) Mark Chapman que se dizia fã de John Lennon, assassinou-o com vários disparos. Morria o ídolo, o mais famoso dos Beatles. e nascia a lenda. Sim, porque Lennon nunca deixou de ser lembrado. Foi e continua sendo uma das maiores figuras da música popular no mundo, além de ter encarnado causas, defesa da paz, liberdade e direitos humanos. Nao se imitava apenas à música.

Para mim, a sua música "Imagine" é ma das mais belas de tos os tempos. Nela está descrito os sonhos do compostor, um novo mundo. No entanto, acho que Lennon fi um cara meio triste e que carregava um trauma de infância/ adolescência. É que o pai deixou a mãe dele e depois esta o abandonou e entregou aos cuidados de uma tia. Ele desabafa esse trauma numa bela mas triste pungente canção, "Mother".Vou transcrever a letra:

"Mãe, você me teve/ Mas eu nunca a tive/ Eu te quis / Você não me quis// Então eu/ Então eu só tenho de te dizer/ Adeus; Adeus// Pai, você me deixou / Mas eu nunca o deixei/ Eu preciso de você/ Você nao precisa de mim// Então eu/ Eu só tenho que te dizer/ Adeus/ Adeus// Crianças, não façam o que eu fiz/ Eu não pude caminhar/ E tentar correr// Então eu/ Então eu só tenho que lhes dizer/ Adeus/ Adeus// Mamãe, não se vá/ Papai, volte para casa/ Mamãe.não se va/ Papai, volte para casa".

Bela, mas, repito, triste e pungente canção que demonstra os sentimentos traumáticos do compostor, o que não impediu a sua genialidade.

O interessante é que Lennon detestava oculto à morte. Numa entrevista à Playboy, pouco antes do seu assassinato, ele disse: "Não gosto do culto da morte, de um James Dean morto, de um John Wayne morto. Eu cultuo as pessoas que sobrevivem".

Não sabia qe seria tão cultuado após a morte. Virou lenda. Lennon Vive. nté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/12/2020
Código do texto: T7128998
Classificação de conteúdo: seguro