A ARTE DE OLHAR PARA DENTRO.

Escrever é a arte de se retirar e olhar para dentro. É se isolar do mundo externo e se recolher dentro de si mesmo, ignorando os que estão do lado de fora para dar voz aos do lado de dentro.

Quem escreve nunca está só, ainda que pareça solitário, no entanto, ao seu redor habita incontáveis personagens, todos querendo sair do imaginário invisível de seu intelecto para ganhar vida na folha de papel.

Escrever é criar mundos. O irreal e impossível passa a ser possível, criaturas, seres, dimensões, enfim. A cabeça de quem escreve é de fato este universo infinito pronto a ser explorado pelos havidos olhares dos leitores.

A palavra ganha vida própria. A vida é transformada em palavras, em poesia, prosa. Histórias antes escondidas saltam diante de nossos olhos, nos marcam a ferro e fogo. Amamos e odiamos personagens literários, como se os mesmos fossem extensões de nossas vidas.

Aquele episódio ocorrido durante o dia, aquele assunto inusitado no trabalho. O universo particular de cada escritor está diante de seus olhos, na rua, em casa, na escola, no trabalho, em sua vivência diária. A vida privada, pública, a vida vivida e suas múltiplas experiências é a matéria prima de quem escreve.

As crônicas nascem do olhar atento, do ouvido calibrado. Bisbilhotando aquela conversa no ônibus, no bar, ou aquele assunto entre amigos de trabalho. Esse gênero considerado menor, que é a crônica, na verdade, condensa em um pequeno pedaço de texto a grandiosidade contida em grandes momentos.

O romance é mais robusto, sendo que, sua criação exige mais do artista e das palavras. Escrever um romance é o mesmo que atravessar o canal da mancha a nado. Precisa-se de fôlego, disciplina e vontade. Não se pode interromper o nascimento de um romance, se o fizer, é abortar o ato da criação.

Escrever é viver mil vidas em uma única. O que mais dói na arte de escrever… O mais difícil para quem se propõe a tal… Talvez não seja a falta ou o excesso de inspiração, mas, não ser reconhecido como trabalho intelectual. O livro pronto é o produto de árduo esforço de quem pensou em cada palavra.

Sou escritor por amor, está em mim, nasceu no meu coração. Não sou o melhor entre os que escrevem, estou muito longe de ser, não é possível agradar a todos, porém, conseguindo agradar a si mesmo, de se convencer da beleza de determinada obra, é o grande começo.

A literatura é o resultado daqueles que conseguem olhar para dentro para entender aqueles que estão do lado de fora. Cada obra, indistintamente de seu gênero, trás um pouco da alma de quem a criou. É lendo essa alma reclusa que se entende natureza humana e coletiva, que se conhece as profundezas de cada coração.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 06/12/2020
Reeditado em 06/12/2020
Código do texto: T7128758
Classificação de conteúdo: seguro