SCHWARZWALD


Não me refiro à Floresta Negra, na Alemanha, mas ao restaurante que serve comida alemã no Largo da Ordem, em Curitiba. O Largo é assim chamado porquê no local fica a preciosa e antiga igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

A cidade de Curitiba nasceu nesse sítio pitoresco, que ostenta com orgulho seus casarões coloridos, suas ruas de paralelepípedos e o bebedouro que fica em seu centro. O bebedouro é uma relíquia de tempos imemoráveis, quando a vila dali se expandia e os primeiros habitantes, cujo meio de locomoção eram as carroças e charretes, junto à fonte amarravam seus cavalos para descansarem e beberem enquanto tratavam de seus negócios na redondeza.

O Largo da Ordem sempre foi um point da cidade, lugar de agitação social e cultural. Ali havia um cinema, o Bristol, muitos bares, cafés, lojas e restaurantes. Todos eram muito frequentados pela juventude festeira da cidade. Aos domingos o espaço, ainda hoje, se enche de barraquinhas da “Feirinha” de artesanato, que cresceu a ponto de se estender por cerca de dez quarteirões, muito visitada por locais e turistas.

O restaurante Schwarzwald fica ali, bem em frente à igreja, desde 1979.

Na década de 1980, quando meu marido e eu ainda éramos namorados, costumávamos frequentá-lo. Servem autênticos pratos alemães como Eisbein (Joelho de Porco) Kasseler (Bistecas de Porco) Gefullte Ente (Marreco Recheado) e as salsichas Bockwurst (Vermelha) Blutwurst (De Sangue) e Bratwurst (Branca).

Bebíamos copos de chopp bem tirados, com colarinho, como gostávamos. É um ambiente rústico com mesas e cadeiras de madeira. Paredes e teto decorados com bandeiras alemãs, pratos de Oberammergau e aquelas bolachas de papelão, que são descansos para copos, com propagandas de cervejas germânicas. Um ambiente agradável, lembrando as velhas cervejarias de Munique.

O tempo passou e esses fatos ficaram em minha memória, boas lembranças. A vida me levou por caminhos insuspeitados... hoje sou apenas uma old lady que gosta de escrever sobre o passado, sobre bons e românticos tempos...

Nem o Largo da Ordem é o mesmo. A prefeitura se esforça por mantê-lo com as características originais porém, perdeu muito do velho charme. O antigo cine Bristol faz tempo que fechou, prédios foram pichados, deixou de ser tão atraente para os casais e para a juventude que elegeu novos e modernos entretenimentos. E nem é mais um lugar seguro, principalmente, à noite. Ali disputam espaço consumidores de drogas, traficantes, pessoas sem teto, desempregados e prostitutas.

Quisera eu voltasse a ser o lugar seguro e elegante de outrora.




 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 05/12/2020
Reeditado em 01/01/2023
Código do texto: T7128518
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.