Reminiscências - As Lutas Livres e a Política

Estive pensando sobre a semelhança, entre a política e as Lutas Livres, que foram sucesso no passado.

Havia os grandes espetáculos, com as estrelas dos ringues, e também grupos mais modestos, como o da minha cidade.

Para atrair o público, os organizadores divulgavam, todo tipo de falsas provocações, e revanchismos entre os lutadores.

Este era o tempero dos espetáculos.

Sem a figura do lutador “sujo”, e a figura do lutador “limpo”, que era o ídolo das plateias, as lutas perderiam o sentido, e também o público apaixonado.

Após as lutas, a arrecadação na bilheteria era dividida, e todos comiam, e dormiam juntos, como colegas e amigos.

Assim como ocorre na política.

A nossa verdadeira luta, no grupo da minha cidade, era para pagar o transporte, e a hospedagem.

Uma vez fomos fazer uma apresentação, na localidade de Cortado.

Contratamos o caminhão de um amigo, pelo melhor preço, para levar o Ringue, e os lutadores que viajavam na carroceria, exceto o nosso líder que ficava na cabine.

Naquela tarde saímos pelo local, fazendo poses e acrobacias, na carroceria do caminhão, para atrair o público, principalmente o feminino.

A bilheteria foi um fracasso.

Tomamos banho num riacho, e mal conseguimos pagar um arroz com galinha, que seria o jantar, já tarde da noite.

Tivemos que dormir, na pista de dança do clube, Salão Sanmartin, sobre o assoalho puro, cobertos pelas cortinas do salão, secretamente “confiscadas”, pelo colega Armada, que atuava como Lutador Sujo.

No dia seguinte, famintos e mal dormidos, resolvemos tentar a sorte, numa localidade próxima; o Rincão dos Cabrais.

Juntamos os trocados, para abastecer o caminhão, e encaramos a sorte, e a estrada.

Quando chegamos ao Rincão dos Cabrais, encontramos o povoado deserto.

Ainda surpresos, perguntamos ao único vivente que avistamos:

- Amigo onde estão as pessoas?

-- Vocês não sabem? Hoje é dia de Romaria?

-- Todos foram para Santa Maria!

Voltamos cansados, doloridos, famintos e tão desanimados, que deixamos para descarregar o Ringue no dia seguinte.

Alguns lutadores usavam máscara, assim se podia aumentar “virtualmente” o elenco, com a mesma pessoa, se apresentando como lutador sujo, e também como lutador limpo.

Mais uma semelhança com a política.

Muitas vezes enfrentamos brigas, e corremos riscos, com os fãs fanatizados.

Outra semelhança com a política.

Numa dessas ocasiões, o colega, lutador sujo, caiu na plateia, e precisou ser socorrido, para não ser linchado.

Noutra, um Gaúcho Abagualado, puxou o Trinta e Oito, e queria matar o lutador sujo, porque deixara ensanguentado, o rosto do oponente.

Embora o sangue fosse real, era um artifício que se usava, para causar comoção.

A grande diferença entre as Lutas Livres, e a Política:

As Lutas Livres eram esporte, paixão, e os lutadores “Limpos” e “Sujos”, na verdade eram todos LIMPOS.

Acioly Netto - www.guiadiscover.com

Acioly Netto
Enviado por Acioly Netto em 02/12/2020
Código do texto: T7125940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.