O Inicio

O inicio
Regina Barros Leal

Pós-graduação? Seminário de Integração! Que bom! Márcia gostava de realizar os encontros iniciais. Quase sempre é uma experiência diferente e inusitada. Um risco que valia a pena
Chega a sala de aula. Os alunos não a conheciam, pessoas de idades variadas. Uns calados, meio tímidos, outros conversando entre si, alguns lendo, outros de olhos atentos a professora que adentrara a sala com o coordenador, cadeiras vazias que aos poucos iam sendo ocupadas pelos retardatários.
O coordenador apresenta Márcia. Sempre gentil em sua apresentação o que a deixa feliz e confiante pela segurança depositada. Penso que já era a oitava turma da qual participava como facilitadora de grupo. Logo depois deixa a sala para atender a outros compromissos.
Bem, teria que iniciar o processo de intervenção. Como fazer? Sempre trabalhava através da comunicação grupal. Sentir o grupo, os olhares, o clima, a temperatura emocional. Rapidamente solicitou que trocassem de lugares. Durante uns 3 minutos fez esse pedido.
- Troquem de lugar, olhem os colegas. O que está ao seu lado. Cumprimentem. E assim começa a intervenção grupal, acompanhada da leitura do processo pela facilitadora.
Assim foi acontecendo: mãos que se cumprimentavam, a mudança de lugares acompanhada de risos e palavras de surpresa, desconfiança, ânimo e desânimo:
- Estou cansada. De novo trocar de lugar!
Durante 10 minutos exercitaram a troca e a conversa entre eles
Márcia solicita que voltem aos seus lugares. A partir daí inicia uma reflexão sobre a sociedade contemporânea, o afastamento das pessoas, a ausência de vínculos no trabalho, na universidade e, às vezes, até familiares; o tédio de alguns, as preocupações, o stress, a velocidade das mudanças, a necessidade de ser competente numa sociedade consumista e midiática. Foram reflexões várias.
Logo após promoveu a leitura em dupla de um texto sobre relacionamento humano. Um tempo de silencio e depois o debate fluía solto, leve. Os sorrisos apareceram nos rostos e a temperatura amena invadiu a sala de aula.
Debates sobre as conclusões
Em seguida o tempo da conversa solta sobre tantas coisas (recomendação de Márcia) para que não falassem de problemas e sim de amenidades. A Roda foi movimentava-se acompanhada do júbilo dos alunos e da surpresa do primeiro dia, ser aquele momento de encontro.
Outras vivências aconteciam trocar de par para conversar, a linha do tempo, o auto-retrato e finamente a apresentação do aluno entrevistado pelo colega. Belas expressões de surpresa diante do novo.
Valeu à pena
22 hs. Todos se olharam surpresas. E comentaram como a aula tinha sido rápida. O tempo passou e nem tinham percebido.
A facilitadora solicitou que viesse de coração aberto a próxima aula, porque tinha outros jogos e exercícios e, quem sabe, surpresas. O gancho da motivação.
Despediram-se com cumprimentos, abraços e apertos de mão. Os sorrisos se espalharam pela sala.
Mais uma vez, deu certo! Márcia respirou tranquila. Sempre há dúvidas sobre os aconteceres em sala de aula.
Saiu feliz.
 
Regina Barros Leal
Enviado por Regina Barros Leal em 01/12/2020
Código do texto: T7125100
Classificação de conteúdo: seguro