Ninguém sabe tudo
POSSO estar enganado (que novidade!), mas acho que por mais esforço que uma pessoa normal (excetuo os gênios) faça visando a se tornar sábio, nunca vai conseguir, sempre haverá lacunas, matérias e áreas que não domina, aqui e ali vai tropeçar, nunca ninguém terá conhecimento total. É impossível ser expert em tudo.
No entanto, pululam adoidados, excitados e num frisson danado, vários pretensiosos arrotando sabedoria em tudo que é matéria. Há até alguns que se nao fossem contidos queriam ensinar Maradona a chutar com o pé esquerdo. Alguns desses metidos a bambambãs são conferencistas, ensinam até, pasmem, a viver, a se feliz, a... E não se dedicam a uma só matéria, dão pitaques em tudo.Deitam falação sobre qualquer área. Não assisto conferências, saio logo que começm a divulgar o currículo do pseudo gênio. Alguns desses currículos levam vinte minutos.
Mas tenho um amigo que é paciente, assite as conferência do início ao fim, inclusive assiste pela internet. Mais:anota o resumo em cadernos e, o mais importante, os erros grosseiros dos conferencistas. Dia desses ele veio aqui onde moro com um caderno. Era sobre mais de 30 conferêncs sobre o tema Hamlet, a peça de Shakespeare. Pois bem, em todas elas ele anotou erros e mentiras gritantes. Um absurdo. Segund ele não há um só tema que não exista erros e mentiras. Esse amigo meu é um cara de muita cultura. Segundo ele, futuramente está pensando em publicar um livro sobre as mentiras e erros crassos dos conferencistas. Terá que ser város volumes. Inté.