Um filminho de Natal, nada mal.
Fim de ano!
Estamos quase lá, na virada de um ano atípico e carregando muitas expectativas.
Na telinha da TV, o costume solidificado já retoma, propagandas e mensagens com teor natalino, tentando resgatar o espirito da data, que devido a mudança de hábitos sociais e culturais acabou ficando um tanto desfigurado.
Houve um tempo em que a TV em casa era detentora de todas atenções, hoje em dia, pais e filhos, com celulares á mão, ocupam uma poltrona do sofá ou um canto da casa, conectados em mundos paralelos, deixam a TV ligada e seguem mergulhados no em seus interesses solitários e individuais, coisa corriqueira hoje em dia.
Para tentar sair um pouco dessa "armadilha", busquei na Netflix filmes apropriados ao contexto da data, e tem vários, com tema de natal, e tem vários, desde a moça encantada com o sujeito que apareceu de uma época remota para os dias atuais, sendo "jogado" neste tempo por um feitiço; tem aquele do Papai Noel rabugento e mau humorado que não curtia o espirito natalino, e só aceitou o emprego de ser Papai Noel em uma loja porque estava com dívidas e quase na indigência. Já assisti também, do menino esquecido em casa nessa época de natal, em casa, por seguidas vezes... e tem muito mais, é só pesquisar.
O que esses filmes tem em comum, é o registro do espirito de Natal, onde prevalece apesar dos percalços dos protagonistas, a compaixão, o afeto, a solidariedade e a aceitação. Tudo junto e misturado a cores vermelha e verde, e neve, quando não, fugindo ao estilo Natal do Norte, temos ainda situações onde no plano de fundo vemos árvores de natal piscando e algumas confusões aparentes sempre esbarrando no enredo e na data proposta, culminando em uma ceia ou almoço, confirmando que apesar dos apesares, o que vale é a união.
Acho que nesse ano de tantas incertezas e um tanto anárquico, os filmes são bem vindos sim, de forma simples e com aqueles clichês, ainda resgatam valores introjetados e, por que não podem sim, um discurso ou uma fala sendo interiorizada por contribuir para algo mais, por que não?
Eu ainda tenho outros a assistir, e vou mesclando com seriados, filmes românticos e comédias, mas creio que no atual contexto que vivemos,um filminho de Natal nada mal.
https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com