Imagem: Google
 

Maradona

O mundo assiste o fechar das cortinas de Diego Armando Maradona Franco. Um ser humano que conquistou notoriedade mundial no mundo esportivo pelo seu talento e arte na prática do futebol masculino. Uma vida dedicada ao esporte conquistando títulos, frequentando os grandes salões da sociedade, sendo amado e idolatrado pelo povo argentino.

Infelizmente, em sua trajetória, Diego conheceu ou foi apresentado às drogas o que o tornou desde cedo um dependente químico. A sua carreira foi permeada pela magia dos seus dribles e gols bonitos, mas também pelos escândalos e entradas em clínicas para tratamento de usuários de drogas. Mesmo assim não se pode negar o seu brilhantismo no esporte fazendo o mundo conhecer a sua terra natal e levando a seleção Argentina ao topo quando liderou a conquista da copa de 1986 despertando nos hermanos o sentimento de gratidão e admiração por tal feito. Diego torna-se um ídolo em sua terra, alguém a ser admirado e idolatrado como uma espécie de herói daquele País. Mas, os entorpecentes pouco a pouco iam fragilizando o ídolo que buscou meios de livrar-se da dependência, ao que parece em vão.

Quantos atletas foram vencidos por substâncias tóxicas? Quantas carreiras ficaram pelo caminho? Em se tratando deste assunto não cabe julgamentos. Maradona deixa o seu legado que visto de um lado mostra aos jovens de sua nação e do mundo que é possível sair de uma condição social adversa e chegar ao topo do mundo por meio da arte e do talento, é possível vencer; por outro lado, deixa o seu exemplo de como se envolver com entorpecentes ou substâncias tóxicas pode abreviar a vida até do mais genial dos atletas.

Diego conquistou reconhecimento e fortuna. O dinheiro ajuda muito sendo o meio pelo qual se tem acesso aos tratamentos mais avançados da medicina chegando até a evitar a morte prematura, no entanto o corpo vai sendo bombardeado a conta gotas por dentro, os órgãos vão se debilitando e chega um momento que a medicina não consegue mais ser eficaz, o fim se aproxima. Talvez, Diego tenha se estragado muito na juventude e a conta chegou quando ele estava entrando na fase da "melhor idade" onde seu corpo teve que entrar em campo no processo de recuperação do seu procedimento cirúrgico, mas infelizmente não correspondeu ao craque, pois já estava cansado de tanta sobrecarga quando jovem e assim, seu coração parou, pediu para voltar pro banco, ali findava o jogo da vida de Maradona. O craque agora vira mito, vira lenda e entra definitivamente para a história esportiva mundial e da Argentina. Que jamais esqueçamos do seu talento e de que antes do ídolo vem o homem e por esta condição está sujeito as alegrias e as ciladas que se apresentam na vida.

 
Alvaniza Macedo
26/11/2020




 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 26/11/2020
Código do texto: T7121462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.