BELEZAS DO BRASIL

           Passei a última semana percorrendo algumas belezas naturais de Minas Gerais. Estive com minha mulher na região da serra da Canastra, um parque nacional localizado em sua grande parte no município de São Roque de Minas. Há tempos não viajava pelo Brasil e fui surpreendido com a exuberante beleza do lugar. Percorremos inúmeras fazendas produtoras do famoso “queijo canastra”. Fazendas centenárias, com paisagem bucólica, ainda conservam traços da escravidão. Restos de muros de pedra que dividiam as propriedades ainda lembram aqueles vergonhosos tempos. A hospitalidade do povo simples do interior é impressionante. Em todos os lugares se encontra um “cafezim com pão de queijo kentim” e um mineiro disposto a “dois dedos de prosa”. A natureza exuberante do Parque esconde Cânions e cachoeiras lindíssimas. O acesso nem sempre é muito fácil, especialmente para um quase setentão, mas compensa cada passo. Em algumas delas mergulhei para descobrir que deve haver uma geleira no alto daquelas montanhas, pois a água é fria de cortar. O contraste dos vales com os altos paredões rochosos são simplesmente indescritíveis. A parte alta do parque abriga a nascente do rio São Francisco. É impressionante pensar que aquele pequeno veio de água cristalina vai se transformar no majestoso “velho Chico” que espalha riqueza e abundância em suas margens e que agora doa parte de suas águas para matar a sede de populações esquecidas no nordeste. O Santuário ambiental da canastra abriga variada fauna, com espécies raras de pássaros ali protegidos pela própria natureza. Sua vegetação varia entre campo, cerrado e matas nativas e compões um importante bioma a ser preservado, e mantido fora do alcance ambicioso dos homens. A estrutura ainda é precária, os acessos difíceis ajudam a preservar aquela beleza. Este ano de 2020 em função da situação epidemiológica que levou ao fechamento de fronteiras mundo a fora, se apresenta como uma oportunidade para os brasileiros se voltarem para o turismo interno. Como o Parque Nacional da serra da canastra, existem inúmeros locais de indescritível beleza em nosso país, sem choque cultural, sem diferença de língua, com gente hospitaleira oferecendo cafezim, tapioca, tererê, chimarrão, acarajé, pato no tucupi, doce de murici e outras delícias regionais. Sem falar nos encantos naturais de todas as partes do Brasil. E o principal é que a receita deste turismo interno fica aqui mesmo, nas mãos do nosso povo. Ajudando o nosso desenvolvimento. Brasileiro, conheça o Brasil primeiro.
Al Primo
Enviado por Al Primo em 26/11/2020
Código do texto: T7121167
Classificação de conteúdo: seguro